A Associação Manteigas Solidária (AMS) foi criada em agosto de 2004, com o objetivo prioritário de responder às mais variadas necessidades de cariz social do Concelho de Manteigas. A AMS, com estatuto de IPSS é uma instituição sem fins lucrativos e que procura, entre outras ações, promover o desenvolvimento sustentado do Concelho de Manteigas, promover a participação ativa da população em atividades de cariz social, cultural, desportivo, recreativo, ecológico, ambiental, de formação e aperfeiçoamento profissional e ocupação dos tempos livres.


  • Morada: Rua Dr. Correia Tanganho, N.º 54 1.º Andar 6260-126 Manteigas
  • Telefone: 275 981 016
  • Fax: 275 981 027
  • Email: amanteigassolidaria@gmail.com
  • Direção:

    José Manuel Custódia Biscaia (Presidente)
    José Manuel Saraiva Cardoso (Vice-Presidente)
    Ana Paula Proença Mateus dos Santos (Secretária)
    João Gabriel Craveiro Leitão (Tesoureiro)
    Luís Jorge Palito Vinagre (Vogal)
    Renato Jesus Madeira Alves (Suplente)
    António Miguel Neves Serra (Suplente)
    João Clara Assunção (Suplente)
    Joaquim Massano Saraiva Matos (Suplente)
    José Massano Pinheiro (Suplente)

  • Concelho Fiscal:

    José Quaresma Pinheiro (Presidente)
    Joaquim Quaresma Domingos (Vogal)
    José Manuel Barbosa Direito (Vogal)
    Marco Daniel Lucas Morais (Suplente)
    Bernardo Pereira Almeida (Suplente)

  • Assembleia Geral:

    Luís Pedro Matos Soares (Presidente)
    Albino Saraiva Cardoso (1.º Secretário)
    José Quaresma Domingos (2.º Secretário)

  • Número de Elementos: 6
  • Número de Sócios: 44
  • Principais Atividades Desenvolvidas:

    Enquanto IPSS, a Associação Manteigas Solidária elabora e avalia projetos de desenvolvimento social pt, estudos de investigação, diagnósticos sociodemográficos e organiza também sessões de informação, conferências, seminários, workshops e consultoria. Consta igualmente na sua matriz de ação, a prestação de serviços nas áreas do social no sentido de responder eficazmente aos objetivos mencionados no «Breve Historial». A finalidade é a de desenvolver meios, recursos e sinergias para uma maior integração e inserção social comunitária e impulsionar uma melhor articulação interinstitucional na erradicação da pobreza e exclusão social, com o intuito de promover o desenvolvimento social.

  • Outras Observações:

    Atualmente, a AMS está a trabalhar em dois projetos: o «Manteigas: Sustentabilidade, Participação e Qualidade de Vida» e o «Viver Mais Mais anos à vida, mais vida aos anos». Estes projetos são apoiados pelo PROGRIDE MEDIDA N.º 1, que tem como objetivo geral o de apoiar o desenvolvimento de projetos que combatam fenómenos graves de Exclusão em territórios identificados como prioritários e pelo POEFDS MEDIDA 5.1.2, cujo objetivo principal é o de incentivar o apoio a iniciativas integradas de desenvolvimento social, em comunidades territorial, social e economicamente desfavorecidas, respetivamente.