Política da Qualidade

 

O Município de Manteigas assume os seguintes compromissos que considera fatores chave de sucesso da organização:

OS MUNÍCIPES PRIMEIRO! É o lema que o Município de Manteigas elegeu como seu grande compromisso na sua política da qualidade.
Este é o fator chave do sucesso da Instituição.

Este facto implica que decisores e colaboradores assumam e interiorizem este compromisso como guião da sua atitude e comportamento profissional e funcional.

I – OBJETIVOS
– Satisfação das necessidades e expectativas dos munícipes, no respeito pela legalidade e adentro as competências do Município.
– Manutenção e, se possível, melhoria dos padrões da qualidade de atendimento, com envolvimento dos Munícipes nas decisões, rumo ao desenvolvimento sustentado.

II – ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO
– Simpatia no atendimento: a todos é devida a mesma atenção e importância;
– Eficácia: saber analisar os problemas e questões propostos;
– Confiança na relação: pela absoluta garantia de sigilo quanto aos assuntos tratados;
– Flexibilidade, celeridade e qualidade, nas informações dadas ao munícipe, no seu acompanhamento e decisão;
– Interagir com o munícipe enquadrando o seu processo nas estratégias do concelho, se for caso disso.

III – PRESSUPOSTOS DE ORGANIZAÇÃO
Os recursos humanos são a chave do sucesso do SGQ.
O SGQ é a chave da eficácia. Por isso é indispensável:
– Trabalhadores bem informados quanto a normas, planos, objetivos e estratégia a prosseguir;
– Trabalhadores sensibilizados e preparados para trabalho de grupo;
– Trabalhadores motivados, conscientes da necessidade de reciclagem e formação, visando a melhoria constante da sua prestação;
– Trabalhadores identificados com os pontos fortes e fracos da organização e do concelho;
– Trabalhadores apostados na melhoria contínua do SGQ.

IV – MEDIDAS ESTRATÉGICAS
– Formar e Informar os trabalhadores com competências necessárias.
– Definir claramente as atribuições.
– Motivar o espírito de serviço e estimular o trabalho em equipa.
– Respeitar os requisitos do SGQ e cumprir os objetivos da qualidade definidos.
– Empenhar-se na melhoria contínua do SGQ.
– Fomentar o planeamento participativo.
– Evoluir para a autoavaliação.