Criação de empresas

O que é preciso saber

O futuro empresário deverá fazer um triplo diagnóstico:
•Sobre si mesmo
•Sobre o projeto
•Sobre a futura empresa

Conhecer-se a si mesmo
Em muitos casos as grandes dificuldades encontradas pelos empresários são de ordem pessoal. Deverá portanto refletir sobre se as suas características pessoais, a sua experiência profissional e os saberes que acumulou ao longo da vida podem ser aplicados na criação e gestão de um negócio próprio.

Conhecer o ramo de atividade
É necessário conhecimento e/ou experiência do ramo de atividade onde a empresa se irá inserir. Trata-se do como fazer: que trabalho será feito, quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que material; com que equipamento;

Conhecer os potenciais clientes
O conhecimento dos potenciais clientes é fundamental para desenhar a atividade: o que produzir/vender/serviços a prestar; a localização mais adequada; qual a procura potencial; etc.

Conhecer os fornecedores
Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial a empresa depende dos seus fornecedores. Identificar os fornecedores e definir critérios com qualidade, preço, rapidez serviços, etc.

Conhecer a concorrência
É pelo conhecimento e relacionamento com a concorrência que as empresas se diferenciam no mercado. Quem são os meus concorrentes? Quais os pontos fortes e fracos? Que clientes lhe são fiéis?

Analisar bem a localização da empresa
A localização da empresa é mais ou menos importante consoante a natureza da atividade. Por exemplo, a escolha deve ter em conta os fluxos de clientes; a dinâmica comercial da rua ou da zona; as facilidades de acesso e de estacionamento; os custos; a funcionalidade das instalações; as dimensões e disposição adequadas às necessidades do negócio.

Em todos os casos deve haver o cuidado de verificar a situação legal da propriedade (ou seja, condições de aquisição, arrendamento, exploração ou cedência).

Conhecer os Requisitos Legais (licenciamento da utilização e licenciamento do exercício da atividade)
Em todos os casos deve ser avaliada a viabilidade de utilização do espaço de acordo com os requisitos urbanísticos para a instalação da atividade (ver respetiva licença de utilização junto da Câmara Municipal).

O exercício da atividade e o funcionamento das empresas da maior parte dos ramos de atividade está sujeito a regras específicas, definidas legalmente. É necessário conhecer essas regras bem como as entidades licenciadoras e fiscalizadoras e evidentemente é obrigatório que a empresa cumpra esses requisitos legais.

Aspetos e Formalidades Legais
A escolha da forma jurídica vai determinar o seu modelo de funcionamento. A primeira grande decisão do futuro empresário será optar entre desenvolver a sua empresa sozinho ou em conjunto com outra ou outras pessoas. No primeiro caso, pode optar entre ser Empresário em Nome Próprio (rendimentos empresariais) ou Sociedade Unipessoal por Quotas. No segundo caso, as formas mais comuns são: Sociedade por Quotas e Sociedade Anónima.

Previsões de necessidades de pessoal
É necessário identificar o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e a experiência/qualificações profissionais que deverão ter. Definir o perfil mais ajustado às funções a desempenhar

Plano de investimento
Fazer o levantamento do investimento necessário para a criação do negócio. As instalações precisam de obras? Que mobiliário comprar? Quais as máquinas e equipamentos a adquirir? Que software equipamento informático responde às minhas necessidades?

Plano de Financiamento
Apurado o montante do investimento é necessário procurar os meios financeiros ou capitais indispensáveis à sua cobertura. Esses capitais podem ser capitais próprios (por exemplo, capital social se se tratar de uma sociedade, poupanças individuais) ou capitais alheios (por exemplo, empréstimos bancários ou de familiares, crédito de fornecedores). Parte do financiamento pode ser assegurado com os recursos aos apoios existentes para a criação de empresas por parte do estado. Destes destacamos o Programa de Estímulo à Oferta de Emprego (IEFP).

Previsão de Receitas / Despesas
É necessário fazer uma estimativa das receitas resultantes da atividade da empresa (vendas ou serviços). É também fundamental fazer a estimativa das despesas associadas ao funcionamento do negócio (custos das matérias-primas ou mercadorias, fornecimento de serviços terceiros, custos com o pessoal). Estas estimativas devem ser feitas numa óptica realista/racional de forma a testar a viabilidade do negócio

Análise SWOT
Também conhecida por análise SWOT, sintetiza a reflexão em torno da ideia de negócio e respetivo projeto de criação de empresa:
•Forças (S) – Pontos fortes, factores internos à empresa que podem contribuir positivamente para o desempenho do negócio
•Fraquezas (W) – Pontos fracos, factores internos à empresa que podem contribuir negativamente para o desempenho do negócio
•Oportunidades (O) – Fatores externos à empresa que podem ajudar a potenciar o negócio
•Ameaças (T) – Fatores externos à empresa que podem afetar negativamente os seus resultados