Fundado a 4 de dezembro de 1991, apenas com nove Associados, o Clube tem tido um crescimento constante, contando no momento atual com 130 inscrições, tendo destes falecido três e outros três dissidentes. Cedo começou o sonho do Clube vir a possuir um Campo de Tiro aos Pratos. Depois de muita procura do local apropriado, tendo passado pelos lugares de São Sebastião, proximidades da Pousada de S. Lourenço a descer para Campo Romão e Cruz das Jogadas, o Clube, com alguma sorte e com forte apoio da Câmara Municipal do nosso Concelho, consegue o local mais privilegiado, no Souto do Concelho.
A Câmara Municipal, não só cedeu a utilização do espaço, como apoiou a iniciativa por várias formas, sendo aqui também de realçar as ajudas do Parque Natural da Serra da Estrela, das Juntas de Freguesia e o forte apoio financeiro da A.D.R.U.S.E.. Uma Zona de Caça Associativa já foi pensada há muito tempo atrás, mas problemas de ordem burocrática e financeira não permitiram o andamento do processo. Neste momento e já com o apoio do Parque Natural da Serra da Estrela, o projeto encontra-se já em fase de conclusão, esperando-se para breve a sua concretização.


  • Morada: Rua Dr. Correia Tanganho 6260-126 Manteigas
  • Telefone: 275 982 713
  • Email: ccpmanteigas@gmail.com
  • Direção:

    José Eduardo da Silva Brazete (Presidente)
    David Manuel Dias Correia (Secretário)
    Manuel Pinto Batista (Tesoureiro)

  • Concelho Fiscal:

    José Duarte Saraiva Batista (Presidente)
    João Manuel dos Santos Paixão (Vogal)
    Ricardo Figueiredo Oliveira (Vogal)

  • Assembleia Geral:

    Manuel Lúcio Ferrão Neves (Presidente)
    Ricardo Jorge Antunes Bichinho (Secretário)
    David José Alexandre Leitão (Secretário)

  • Número de Sócios: 130
  • Principais Atividades Desenvolvidas:

    Execução de sementeiras de centeio para alimentação de espécies cinegéticas, alguns repovoamentos com coelho bravo e perdiz vermelha (Alectoris rufa), Montarias aos javalis, Batidas às raposas, Torneios e Treinos de Tiro aos Pratos e Treino de Cães de Caça no respetivo Campo. Em face da diminuição constante de trutas no Rio Zèzere, a pedido deste Clube, a D.R.A.B.I. já proibiu a pesca nos Ribeiros das Fòrneas, Candeeira e Leandres e ainda no alto Zèzere a montante das passadouras no lugar das Alvercãs, continuando aquela entidade a proceder aos repovoamentos com trutinhas fário. Acompanhamento permanente com os trabalhos desenvolvidos pela Federação de Caça e Pesca da Beira Interior em tudo o que reporta à defesa das espécies cinegéticas e piscícolas. Este Clube tem, como apoio do Parque Natural da Serra da Estrela, o processo de implementação de uma Zona de Caça Associativa em Manteigas, processo este já em fase de conclusão.