Muito recentemente foi possível acrescentar novos dados à história da vila de Manteigas relacionados com a presença de outras comunidades. O concelho de Manteigas é agora espaço comprovado da presença de judeus secretos (criptojudeus) e da prática de judaísmo. A identificação de marcas de simbologia religiosa associadas às comunidades judaicas e cristãs-novas visíveis no património construído e o estudo dos processos inquisitoriais de réus naturais de Manteigas condenados por práticas de judaísmo vieram a revelar-se conclusivos relativamente à presença judaica.
Das marcas convencionalmente associadas às comunidades judaicas e criptojudaicas, detetaram-se na vila de Manteigas: cruciformes, concavidades (marcas na Mezuzah) e gravações longitudinais, tendo sido também considerados os portais com chanfros.
Interessante foi também a informação conseguida com o estudo dos processos inquisitoriais. Entre os vestígios imateriais de criptojudaísmo foi possível conhecer, entre outros aspetos, as orações, as cerimónias, os jejuns, as práticas e as restrições alimentares.
“Manteigas está hoje apetrechada para dar expressão a uma realidade criptojudaica para que, quer os Manteiguenses, quer os visitantes, possam fruir essa herança e esse património específicos”.
in Manteigas Minha Pátria, Câmara Municipal de Manteigas, 2015.
Roteiro das Marcas da Herança Criptojudaica – Flyer
Tour Itinerary Traces of the Legacy of the Crypto-Jews – Flyer