ACAGRUP 2015

Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede visita Manteigas

Nos passados dias 27 a 30 de março, o Agrupamento 382/CNE – Cantanhede, do Núcleo da Beira Mar da Região de Coimbra, realizou o seu ACAGRUP 2015 em Manteigas, no Parque Natural da Serra da Estrela na presença de 87 elementos.
Das atividades realizadas destacamos no sábado, a visita ao Museu da Torre feita pelos Lobitos e a visita ao Centro Interpretativo de Manteigas e o raid no Vale Glaciar até ao Covão d’Ametade pelos Exploradores.
Os raids até à cascata do Poço do Inferno e à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental realizado respetivamente pelos Pioneiros e Caminheiros e nessa mesma noite a cerimónia de transmissão da Luz por todos os escuteiros presentes.
O domingo reservou uma visita às profundezas da produção do burel na fábrica Ecolã em Manteigas, com a visita e explicação de todos os passos de fabrico pelo proprietário, João Clara, onde todos ficaram a perceber a arte da produção do burel. A tarde contou com a presença do Assistente de Agrupamento, o Padre Luís Francisco, que se deslocou para celebrar o Domingo de Ramos  na missa campal num ambiente paradisíaco e a noite contou com o tão aguardado Fogo de Conselho em clima de grande partilha e festa.
No último dia estava preparada atividades de bilhete com 10 jogos e dinâmicas e depois da cerimónia de encerramento, a passagem pela Torre pela última vez e o regresso a casa, a Cantanhede.
Aproveitamos para agradecer às Câmaras Municipais de Cantanhede e de Manteigas e à Ecolã, por todo o apoio prestado para que este ACAGRUP fosse um sucesso e mais um marco histórico na vida deste Agrupamento.

Cláudio Silva
Chefe de Agrupamento