Exposição de Réplicas de Trajes Quinhentistas

Comemoração dos 500 Anos do Foral Manuelino

Enquadrada nas comemorações do 5.º centenário da atribuição do Foral Manuelino a Manteigas, foi inaugurada no passado dia 05 de abril, na sala de exposições do centro cívico, a exposição de réplicas de trajes quinhentistas.
Organizada pela Câmara Municipal, teve a simpática colaboração do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas que, na sequência de algumas pesquisas efetuadas por alguns alunos, apresentaram textos sobre o contexto político, económico e social da época a que se reportam as peças em exposição.
Estão em exposição 12 réplicas provenientes do guarda-roupa da extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e atualmente afetas ao Museu Nacional do Traje. O guarda-roupa foi concebido com o objetivo de encenar a embaixada que o rei D. Manuel enviou a Roma, a 12 de Março de 1514, ao Papa Leão X.
O visitante terá o privilégio de apreciar algumas réplicas de trajes populares, trajes de nobres e damas, de um jesuíta e capitão-mor, de um humanista, de um pajem e uma belíssima réplica do traje de D. Catarina de Áustria.
Desde a simplicidade do traje popular à opulência dos tecidos que caracterizavam as classes nobres, todos os estratos se encontram rigorosamente retratados neste interessantíssimo conjunto de peças que estará patente ao público até finais do mês de junho.