Grande Rota da Transumância

Pastores e rebanhos subiram de Manteigas às Penhas DouradasA primeira viagem da Grande Rota da Transumância culminou no território de Manteigas, entre os dias 18 e 19 de maio, com a realização de diversas ações que «recriaram a história e a cultura local em percursos, paragens e experiências de pastores e rebanhos transumantes».
No dia 18 de maio, cerca de 100 participantes, após concentração em frente ao edifício dos Paços do Concelho encaminharam-se até ao Palmeiro, onde as ovelhas pernoitaram, para assistirem à ordenha pelo pastor. O percurso com o rebanho até à Câmara Municipal, passou pelo Vidoal, Tinte, Granja, Caminho da Quinta de São Fernando, Valazedo e Centro da Vila. Depois do almoço/convívio na Praça Municipal entre os participantes e pastores, houve lugar ainda para a animação musical pela Fanfarra NemFáNemFum. Neste primeiro dia de atividade associou-se à iniciativa a Confraria da Feijoca de Manteigas.
No segundo dia de transumância, 19 de maio, mais de meia centena de pessoas iniciaram o percurso com o rebanho desde a Cruz das Jugadas até às Penhas Douradas, passando pelo Campo Romão, Pousada de São Lourenço, Chão das Barcas, Covão do Jorge e Observatório.
Na Colónia Infantil Nossa Senhora da Graça, no alto das Penhas Douradas, foi servida a sopa do pastor e encerrada esta primeira viagem dos rebanhos. Em setembro próximo começa a descida…
Recorde-se que a iniciativa teve início no dia 01 de maio na Idanha-a-Nova, com passagem por diversas localidades, nomeadamente: Castelo Branco, Lardosa, Soalheira, Alpedrinha, Fundão, Covilhã, Valhelhas e Fernão Joanes.
Uma ação que teve como parceiro o Município de Manteigas, onde se pretende recriar a grande viagem transumante de pastores e rebanhos, unindo as áreas classificadas do Geoparque Naturtejo/Tejo Internacional, passando pela Paisagem Protegida da Serra da Gardunha até ao Parque Natural da Serra da Estela.