Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Manteigas foi criada em 20 de Novembro de 1966 no atual edifício dos Paços do Concelho, sob o alto patrocínio do Serviço de Bibliotecas e da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, com a denominação de Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian n.º 132, e abre a suas portas com cerca de 2000 livros.

Já em 1961, pela primeira vez em Manteigas, a Fundação Calouste Gulbenkian, inaugura o seu serviço de Biblioteca Itinerantes. Na sua passagem inicial por esta Vila, são inscritos cerca de 150 leitores, sobretudo de classes etárias mais jovens, que levaram emprestados para o seu domicílio cerca de 450 monografias.

A partir de 1984, com a inauguração do Centro Cívico de Manteigas, a Biblioteca Municipal passa a ter o seu próprio espaço em instalações mais modernas e adequadas ao seu funcionamento.

Em 31 de Dezembro de 2001 a Fundação Calouste Gulbenkian encerra o Serviço de Bibliotecas e da Leitura e oferece todo o espólio à Câmara Municipal de Manteigas, a partir do dia 1 de Janeiro de 2002 a Biblioteca passa definitivamente a Biblioteca Municipal de Manteigas.

Para além do Fundo Bibliográfico com cerca de 13000 livros a biblioteca promove uma programação cultural variada ao longo do ano com destaque para o Concurso Literário “Prémio Dr. João Isabel”, Dia Mundial da Poesia, Feira do Livro, Festival Literário, Dia Internacional do Livro Infantil, Concurso de Ilustração, produções digitais com declamações de poesia e contos, com destaque para a ação “A Biblioteca vai a tua casa”  e várias exposições sobre diversos temas.

É uma Biblioteca Pública com um conjunto de livros de diversas matérias, destacando-se aqui os livros de literatura sobretudo na área do romance, conto e crónicas e da literatura infantil e juvenil.

O seu espólio mais importante é, porventura, o “Fundo Bibliográfico Local”, constituído por cerca de 280 monografias. Este fundo é composto por livros de autores manteiguenses e de livros que tratam assuntos relacionados com Manteigas e toda a sua área envolvente nos mais diversos temas: História, etnografia, toponímia, música, fauna, floresta, para além dos tradicionais romances e livros de poesia.

A Biblioteca Municipal de Manteigas, a partir de Julho de 2017, regressou ao edifício do Centro Cívico de Manteigas, agora batizada com o nome Biblioteca Municipal de Manteigas, Dr. José David Lucas Batista.

A Biblioteca Municipal de Manteigas, desde de 2018, integra a Rede Intermunicipal de Biblioteca de Bibliotecas da Beira e Serra Estrela (RIBBSE), da qual fazem parte as Bibliotecas Municipais dos concelhos que integram a CIMBSE, a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda.


Ficheiros úteis

   Bibliografia do Fundo Local
   Bibliotrónica Portuguesa - Reedições de livrónicos | J. A. Marcos Serra - Linhas Entre Nós

Novidades na Biblioteca

Escolhas do Mês



Localização
Lat: 40.400384183067
Long: -7.5403922796249
Rua 1.º de Maio 6260-101 Manteigas



gdfgdf
Categorias: .