Tel: +351 275 980 000 (chamada para a rede fixa nacional) | Email: geral@cm-manteigas.pt
Home Agenda de Eventos IMAGINATURE 2018 – V Festival de Fotografia de Paisagem

IMAGINATURE 2018 – V Festival de Fotografia de Paisagem

Em 2018, o festival tem como fio condutor o tema “PAISAGENS INTERIORES”.

Em 1917, quando Egon Schiele pintou as “Quatro Árvores”, numa das manifestações mais sublimes do Expressionismo, a paisagem da sua Áustria natal foi convocada para uma reflexão pessoal de como se via perante os outros. Antes dele já Van Gogh tinha enviesado uns ciprestes para expor a agonia da sua existência e não tanto a paisagem da Provença onde habitava… Desde cedo, artistas de todos os quadrantes têm usado a paisagem para exprimir aquilo que sentem, numa verdadeira metáfora onde pousa a representação do seu ser mais íntimo. Quer desenvolvam a sua obra em montanhas, florestas ou planícies, com ou sem intervenção humana, os artistas ao longo da história sempre se deixaram cativar pelo poder puro e criador da natureza.

Alfred Stieglitz, pioneiro da arte fotográfica e uma das forças catalizadoras do desenvolvimento da arte moderna americana, disse um dia que “o objectivo da arte é ser a expressão vital de si mesmo”. E estas palavras terão certamente ecoado na mente dos seus mais brilhantes seguidores que usaram a expressão mais íntima da sua voz no momento de criação das suas fotografias. Edward Weston ou Ansel Adams serão certamente os maiores exemplos disso, ao mesmo tempo que representam para a maior parte dos fotógrafos de paisagem gigantes portos de abrigo.

É este tema apaixonante, que coloca o fotógrafo no centro da criação fotográfica, que o Imaginature pretende abordar na sua quinta edição.

Com inúmeras publicações, grupos de discussão, formações e atividades de lazer, a fotografia de paisagem é um dos estilos de fotografia mais populares. Permite criar uma ligação ao meio natural e também ajudar a conscencializar para a importância de preservar a natureza, uma tendência iniciada pelos grandes fotógrafos naturalistas do século passado.

Por tudo isto, a fotografia de paisagem tem um papel fundamental no meio que interessa potenciar num festival como o IMAGINATURE.

Através de um leque multifacetado de fotógrafos, mas não só, o Festival apresenta diferentes abordagens à criação artística e à utilização da fotografia como meio privilegiado da expressão, da voz e da linguagem dos seus autores.

Das serras ao mar, da paisagem intocada à cidade, da paisagem mais intima que se abre debaixo dos nossos pés à mais grandiosa da sua representação, todas estas abordagens, incluindo as mais abstractas e inovadoras, estarão presentes. Prometemos que vai ver a paisagem como nunca a viu, através das emoções e das razões de quem se deixa tocar por ela com uma câmara fotográfica na mão.

The event is finished.

Out 26 - 27 2018