Tel: +351 275 980 000 (chamada para a rede fixa nacional) | Email: geral@cm-manteigas.pt
Home Agenda de Eventos Dia Europeu Sem Carros – Comemoração dia 22 de setembo

Dia Europeu Sem Carros – Comemoração dia 22 de setembo

O Município de Manteigas aderiu mais uma vez ao Dia Europeu Sem Carros, que se celebrará amanhã, dia 22 de setembro. O troço habitual da Rua 1.º de Maio, nas imediações do edifício da Câmara Municipal, encontrar-se-á encerrado ao trânsito automóvel entre as 8:30h e as 17:00h.
Manteigas, que participa nesta comemoração desde 2001, comunga dos seus principais objetivos. Nesta edição, sob o lema Emissões Zero – Mobilidade para Todos, pretende-se dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva.
Neste ano atípico, quando o mundo foi obrigado a parar, foram claramente visíveis os efeitos da poluição nos nossos ecossistemas.
Comprovou-se mais uma vez as consequências das emissões de veículos automóveis no ambiente. Por isso, é necessária uma mudança!
Relembramos algumas das lições aprendidas durante a pandemia, que nos beneficiam a nível ambiental:
– Valorização dos espaços públicos através da redução da utilização dos veículos;
– A saúde respiratória é agora mais importante do que nunca, devemos contribuir para a manter com um estilo de vida ativo, combatendo o sedentarismo com atividade física regular;
– Valorização do teletrabalho, através do exemplo aprendido durante o confinamento, sempre que o mesmo seja possível;
– Evitar o congestionamento de tráfego, de e para a escola, fomentando medidas de transporte mais sustentáveis para as crianças;
– Apostar nas ferramentas digitais para uma utilização eficiente dos sistemas de transporte;
– Valorizar os trabalhadores essenciais que contribuem para o nosso bem-estar diário, e fomentar uma mobilidade urbana mais sustentável.

The event is finished.

Set 21 2020