Tel: +351 275 980 000 (chamada para a rede fixa nacional) | Email: geral@cm-manteigas.pt
Home Agenda de Eventos Coleção de documentos da época medieval e moderna

Coleção de documentos da época medieval e moderna

Novos documentos disponibilizados on-line

No ano em que comemoram os 500 anos da atribuição do Foral Manuelino a Manteigas, entendeu o Arquivo Municipal que seria mais do que oportuno disponibilizar um conjunto de documentos que se reportam à época medieval e moderna, intenção proposta ao Executivo Camarário que de imediato aprovou.
A concretização de tal projeto foi possível graças à cooperação do Arquivo Distrital da Guarda a quem coube todo o trabalho de digitalização.
A partir deste momento, além do Foral Manuelino, encontram-se disponíveis em ambiente web, a partir do repositório DIGITARQ do Arquivo Distrital da Guarda, um conjunto de 76 documentos do Fundo da Câmara Municipal de Manteigas, reproduções digitais que abarcam um âmbito cronológico que vai de 1308 a 1524 e que respeitam a cartas régias, pleitos e direitos e obrigações do município.
Tendo em conta que algumas dessas peças documentais ainda não foram objeto de qualquer estudo, pretende-se sobretudo proporcionar a sua investigação facilitando o acesso a novas fontes com informação riquíssima sobre a história local e regional.
Outros projetos surgirão num futuro próximo com o mesmo objetivo: conhecer a nossa história, as nossas gentes e o nosso território…

Link: Documentos da época medieval e moderna

The event is finished.