Relvado Sintético do Estádio Municipal de Manteigas

Obras devem arrancar dentro de dois meses

As obras do Relvado Sintético do Estádio Municipal de Manteigas, cujo processo se encontra em fase de contratualização/adjudicação, deverão ter início no próximo mês de Abril e estarão concluídas em Julho.
No início de Janeiro, a Câmara Municipal de Manteigas tomou conhecimento da aprovação da respectiva candidatura ao Programa Operacional Valorização do Território (POVT 2007-2013), no âmbito do domínio de intervenção «Infra-estruturas e Equipamentos Desportivos» do Eixo IX Desenvolvimento do Sistema Urbano Nacional do POVT, num montante global de € 377.910,82 (Despesa total elegível), com uma taxa de comparticipação de 70%.
Com esta intervenção pretende-se construir um Campo de Relva Sintética com a classificação de uma estrela da FIFA que respeite as dimensões de um Grande Campo de Jogos. Esta intervenção, para além de aumentar o número de horas de uso efectivo, pretende também melhorar as condições da prática desportiva. Neste caso, o campo proporcionará melhores condições reduzindo o risco de lesões e garantirá melhores prestações técnicas na prática do futebol. O actual campo de futebol, em terra batida, tem uma área de jogo de 98,0m por 55,0m, com uma iluminação artificial insuficiente para o desenvolvimento da actividade desportiva. De referir ainda, que dentro dos limites da parcela do estádio, será possível a criação de novos módulos de balneários, caso o número de utilizadores/praticantes, no futuro o exija.
Este equipamento está localizado na sede de Concelho, dotado de boas acessibilidades, garantindo aos seus cidadãos o acesso a um espaço elementar para a prática desportiva, permitindo por isso, a execução deste projecto a consolidação/reforço do espaço existente, uma vez mais que completa a rede de infra-estruturas primárias.
A Câmara Municipal está desta forma a cumprir o seu dever de entidade reguladora do sistema urbano, garantindo a igualdade de oportunidades dos seus munícipes, a coesão social e o acesso a um equipamento desportivo adequado.
Trata-se portanto de um projecto estruturante, que para além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e diminuir os efeitos negativos da interioridade do município, está de acordo com os objectivos estratégicos tanto da Câmara Municipal como também dos programas de desenvolvimento nacionais.