Obras devem arrancar dentro de dois meses
As obras do Relvado Sintético do Estádio Municipal de Manteigas, cujo processo se encontra em fase de contratualização/adjudicação, deverão ter início no próximo mês de Abril e estarão concluídas em Julho.
No início de Janeiro, a Câmara Municipal de Manteigas tomou conhecimento da aprovação da respectiva candidatura ao Programa Operacional Valorização do Território (POVT 2007-2013), no âmbito do domínio de intervenção «Infra-estruturas e Equipamentos Desportivos» do Eixo IX Desenvolvimento do Sistema Urbano Nacional do POVT, num montante global de € 377.910,82 (Despesa total elegível), com uma taxa de comparticipação de 70%.
Com esta intervenção pretende-se construir um Campo de Relva Sintética com a classificação de uma estrela da FIFA que respeite as dimensões de um Grande Campo de Jogos. Esta intervenção, para além de aumentar o número de horas de uso efectivo, pretende também melhorar as condições da prática desportiva. Neste caso, o campo proporcionará melhores condições reduzindo o risco de lesões e garantirá melhores prestações técnicas na prática do futebol. O actual campo de futebol, em terra batida, tem uma área de jogo de 98,0m por 55,0m, com uma iluminação artificial insuficiente para o desenvolvimento da actividade desportiva. De referir ainda, que dentro dos limites da parcela do estádio, será possível a criação de novos módulos de balneários, caso o número de utilizadores/praticantes, no futuro o exija.
Este equipamento está localizado na sede de Concelho, dotado de boas acessibilidades, garantindo aos seus cidadãos o acesso a um espaço elementar para a prática desportiva, permitindo por isso, a execução deste projecto a consolidação/reforço do espaço existente, uma vez mais que completa a rede de infra-estruturas primárias.
A Câmara Municipal está desta forma a cumprir o seu dever de entidade reguladora do sistema urbano, garantindo a igualdade de oportunidades dos seus munícipes, a coesão social e o acesso a um equipamento desportivo adequado.
Trata-se portanto de um projecto estruturante, que para além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e diminuir os efeitos negativos da interioridade do município, está de acordo com os objectivos estratégicos tanto da Câmara Municipal como também dos programas de desenvolvimento nacionais.