Projecto “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

O Vale Glaciar do Zêzere é uma maravilha!

Sou madrinha de uma das candidatas às “ 7 Maravilhas Naturais de Portugal”: o Vale Glaciar do Zêzere. Este projecto pressupõe que os portugueses votem para eleger sete lugares magníficos do nosso país. Ora, cabe-me a mim como madrinha, evidenciar os predicados do meu afilhado, de modo a que os portugueses percebam porque devem votar no Vale do Zêzere.
Porquê votar no Vale Glaciar do Zêzere?
Porque não é um vale qualquer! … Este vale é especial pois foi formado por um glaciar e não pelo rio que lhe dá o nome.
Um glaciar é uma grande massa de gelo que se desloca de zonas mais altas para outras mais baixas e, com esse movimento, vai desgastando a rocha sobre a qual vai passando. Forma-se assim um vale com um fundo arredondado, mais exactamente com a forma de “U” (enquanto os rios formam vales com a forma de “V”).
Se foi formado por um glaciar e se se localiza na Serra da Estrela, isso quer dizer que em tempos a temperatura foi bastante mais baixa do que é actualmente. Este glaciar formou-se durante a última glaciação da Era Quaternária, a glaciação Wurm, período em que as temperaturas foram bastante baixas, em que o gelo se acumulou nos pólos e o nível dos oceanos desceu.
As variações climáticas são um processo natural na história do nosso planeta e não temos que nos assustar com esse facto. Temos sim que aprender a viver em harmonia com a natureza e com o que ela tem para nos oferecer, pois o nosso planeta é a nossa casa.
A vida do homem é demasiado curta para poder assistir a esses fenómenos naturais. É por isso importante que aprendamos a olhar para a paisagem percebendo os vestígios históricos dos acontecimentos naturais.
É importante que todos os portugueses saibam que existe em Portugal a prova evidente de que o planeta já sofreu um forte arrefecimento e essa prova é o Vale do Zêzere. Que é um dos maiores vales glaciários da Europa com cerca de 13 km de extensão e que pode ter cerca de 20 000 anos de idade.
É importante que os portugueses saibam que embora não faça parte dos agitados roteiros turísticos, é um local paradisíaco onde nos podemos sentir longe da agitação do mundo moderno. As suas abruptas vertentes, sulcadas por cursos de água que caem em magníficas cascatas, coloridas pelos tons de verde da floresta, são de uma grandiosidade e beleza extraordinária. Fazem-nos sentir pequenos e conduzem-nos à introspecção.
As “cortes” (casas de pedra com telhado de colmo típicas da serra), os prados verdejantes, os inúmeros rebanhos de ovelhas e uma agricultura tradicional são uma marca ainda viva da nossa cultura nesta paisagem.
É pois importante que conheça o Vale Glaciário do Zêzere para que o possa apreciar e consequentemente valorizar e preservar. É importante que o dê a conhecer para que todos o possamos incluir no nosso património paisagístico.
Faça-o votando no Vale Glaciar do Zêzere para que definitivamente seja considerado uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Elisabete Jacinto