Promoção da solidariedade europeia nas pequenas comunidades
O Município de Manteigas e a ACTIVA – Associação de Artes e Património de Manteigas, enquanto parceiros do projeto «NET-MED – Promoção da solidariedade europeia nas pequenas comunidades», desenvolvido no âmbito do Programa «Europa para os Cidadãos», participaram no Encontro que aconteceu em Seneghe/Sardenha, de 28 de setembro a 05 de outubro de 2018.
Este projeto europeu delineou uma linha imaginária no Mediterrâneo que conecta a Europa oriental à ocidental, ligando Pale-Praca/Bósnia Herzegovina e Manteigas/Portugal, passando por San Valentino em Abruzzo/Itália e Olesa de Bonesvalls na Catalunha/Espanha, com epicentro em Seneghe/Sardenha.
O projeto teve como principal objetivo fomentar o diálogo intercultural e o humanitarismo, numa conjuntura europeia de intolerância face à última grande crise migratória, e estimular valores de solidariedade e humanitarismo.
O Encontro contou com a presença de todos os Municípios envolvidos, assim como um vasto conjunto de associações de cariz cultural, social e humanitário, que participaram em seminários e debates relacionados com o tema das migrações e do intercâmbio cultural. De realçar a última atividade do projeto, um flash-mob, realizado na praia de Santa Catarina/Sardenha, na presença dos meios de comunicação, onde os Presidentes de Câmara dos cinco Municípios parceiros simularam a chegada de um barco de imigrantes, com o objetivo de consciencializar os cidadãos do espaço europeu para esta dramática e controversa temática e, ao mesmo tempo, desencadear dinâmicas de acolhimento estruturado.
Manteigas, terra de migrantes, por excelência, não podia ficar indiferente a esta temática, pelo que abraçou, com alma e coração, não só o projeto «NET-MED – Promoção da solidariedade europeia nas pequenas comunidades», mas igualmente o próximo projeto, intitulado «CARE – Ação cultural para os Refugiados na Europa», que será promovido pelo Município de Manteigas, em parceria com Municípios e Associações de 5 países europeus, nomeadamente, a Itália, França, Espanha e Bulgária. Terá início em dezembro de 2018 e duração de dois anos.
Ambos projetos foram elaborados pela Eurocivis, Associação com sede em Barcelona que se dedica ao desenvolvimento e gestão de projetos europeus.