Dedução média de 45 euros por Munícipe

Câmara de Manteigas ocupa o segundo lugar na devolução do IRS

O ano de 2009 será aquele em que pela primeira vez os contribuintes vão sentir no bolso os efeitos da nova Lei das Finanças Locais, que veio permitir às Câmaras Municipais baixarem o IRS aos seus Munícipes, através de uma devolução que pode ir até 5% do imposto.
Contudo, apenas 44 dos 308 Municípios no País decidiram devolver parte do IRS aos seus Munícipes. Dessa lista destaca-se o Município de Manteigas, que ocupa o segundo lugar a nível nacional com maior redução do IRS. Esta devolução máxima de 5% vai permitir acrescentar ou deduzir em média € 45,00 no IRS de cada um dos Munícipes que entrega a declaração de impostos no Concelho.
A posição de Manteigas apenas é superada pelo Concelho de Castro Marim. Da amostra de 20 das 44 Autarquias que desceram o IRS, conclui-se que a maioria é do interior e de pequena dimensão, que usam este mecanismo para tentar captar mais habitantes.