Da Serra da Estrela aos Himalaias



Dois alpinistas portugueses residentes em Manteigas – Serra da Estrela – Paulo Roxo e Daniela Teixeira, obtiveram mais um feito único na história do alpinismo português ao abrirem uma via (escalar uma montanha por um itinerário nunca antes ascendido) de escalada/alpinismo técnico na grande cordilheira dos Himalaias.

A dupla, formada pela primeira portuguesa a atingir o topo de uma montanha de 8000 metros dos Himalaias (Cho Oyu, em 2006) e por um dos maiores peritos nacionais em escalada de rocha, esteve nos Himalaias da Índia durante cerca de um mês, na região do Ladakh.

No decurso da expedição, e após duas tentativas a duas montanhas virgens (nunca antes escaladas) em que não tiveram sucesso devido às adversas condições meteorológicas, nos últimos dias de expedição Paulo Roxo e Daniela Teixeira escalaram a montanha Kang Yatse III (6300m) por um itinerário completamente novo. Esta foi a segunda ascensão mundial da montanha e a primeira travessia da mesma (os alpinistas ascenderam por um novo itinerário, atravessaram a crista da montanha e desceram por uma via diferente). Tendo em conta as dificuldades que encontraram durante toda a expedição e inclusivamente no próprio dia da escalada – 21 de Outubro – esta nova via, que lhes levou 17 horas ininterruptas de escalada, foi baptizada de “Desesperados”. De referir que a escalada foi realizada sem qualquer apoio exterior, os alpinistas levaram 3 dias desde a cidade de Leh até ao cume da montanha em total autonomia, carregando cada um uma mochila com todo o material necessário (comida, tenda, material de escalada técnico, etc.) que pesava 23kg.

Tratou-se de exploração total, aventura no seu estado mais puro e mais um grande marco no alpinismo português.

Estes dois alpinistas foram os primeiros a escalar novos itinerários e cumes virgens (nunca antes pisados pelo ser humano) nos Himalaias, contando já com 5 vias da sua autoria na mais alta Cordilheira de montanhas do planeta.