À descoberta dos ovos de Páscoa

Atelier da Páscoa

À semelhança de anos anteriores, teve lugar no Arquivo Municipal, nos dias 25 e 27 de março, o Atelier da Páscoa, este ano em parceria com o CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social «Manteigas: DAR E RECEBER». Integrado nas dinâmicas desenvolvidas por ocasião das férias da Páscoa, pretendeu-se uma vez mais atrair as crianças até este espaço cultural proporcionando-lhes momentos lúdicos e pedagógicos.
Sob o tema «À descoberta dos ovos de Páscoa», a atividade, que contou com a participação de 12 crianças, teve início com a criação dos característicos ovos de Páscoa, que seriam utilizados no Peddy Paper agendado para o segundo dia do programa. Devido às condições atmosféricas adversas o mesmo não foi concretizado tendo sido substituído por outra ação não menos interessante, onde as crianças tiveram a oportunidade de contactar com alguns documentos que fazem parte do espólio documental do Arquivo.
No decurso da visita à zona dos depósitos, além da transmissão de algumas noções básicas sobre arquivística e de algumas diretrizes relacionadas com a conservação dos documentos, os participantes puderam contactar com documentos em suporte pergaminho dos séculos XIV e XV. Visualizaram livros de Autos de Câmara do século XVI, tendo-se apercebido das diferenças comparativamente a um livro de atas de sessões de câmara atual, quer ao nível do tipo de suporte quer ao nível da própria escrita.
Seguiu-se um espaço para a realização de alguns passatempos relacionados com o tema, materializados em sopa de letras, palavras cruzadas e um Sudokivo.
Para finalizar, foi proposto aos participantes a construção de um puzzle com a imagem de uma das páginas do Foral Manuelino. Ao mesmo tempo que os grupos realizavam o jogo, foi sendo feito o enquadramento deste documento na história do concelho.
A realização deste tido de ações visa fundamentalmente dar a conhecer às crianças a funcionalidade do serviço do arquivo, levando-as a refletir sobre a importância da salvaguarda do património histórico-cultural constituído por heranças do passado, por retalhos da história do homem que é necessário proteger.