Após alguns meses de preparação sob a orientação do Sr. Padre Registo e D. Teresa Rabaça, nossos conterrâneos, houve as primeiras Promessas das Àquêlás e Chefes em 4 de setembro de 1966.
6 de novembro de 1966 foi a data da fundação do Agrupamento 232.
Os Lobitos, distribuídos por 5 Bandos, sob a chefia da Eduardinha e da Maria Natália, formavam a «ALCATEIA 15 – S. SEBASTIÃO», com 21 Lobitos.
Os Exploradores, 7 em 2 Patrulhas (Raposa e Corvo) formavam o «GRUPO 16 – SÃO FRANCISCO XAVIER» com o Chefe Martins.
O 1.º Chefe de Agrupamento foi o Sr. Armando P. Proença e o Secretário o Sr. Porfírio Monteiro.
O Assistente de Agrupamento foi, naturalmente, o Pároco P. Tarrinha, apoiado pelo Sr. P. Registo.
Os Caminheiros, 6 numa só Equipa, formaram o «CLÃ 03» no dia 06 de setembro de 1967, fazendo parte da Conferência de São Vicente de Paulo.
Em 1978, formava-se o «GRUPO PIONEIRO 7» com 6 elementos numa só Equipa.
Inicialmente a sede do Agrupamento era repartida em instalações cedidas pelo Pároco no Edifício do Centro Paroquial; mais tarde passou para uma casa também cedida pelo Pároco frente à Igreja de São Pedro; por último (desde 1986) em sede própria mandada construir pelo Pároco no recinto do Centro Paroquial, estas instalações sofreram obras de ampliação no ano de 2000.
Passados 56 anos torna-se impossível relatar tudo o que de relevo aconteceu neste Agrupamento, quantos jovens por aqui passaram e foram bafejados pela sorte de receber algo mais do que as famílias podiam e sabiam dar.
Além das atividades mais comuns e consideradas obrigatórias, como sendo «pistas», grandes jogos, «fins de semana», raids, acampamentos fixos e itinerantes, no Verão com sol e outras vezes com chuva ou ainda noutras épocas do ano com neve a cair, sem arredar pé, podemos somente enunciar algumas das atividades que mais marcaram no Agrupamento:
Participação em Acampamentos todos os Acampamentos Regionais e em alguns Acampamentos Nacionais a começar logo no 13.º Nacional em 1968, na Serra de S. Mamede – Portalegre, depois em Leiria, mais tarde em Bagunte e ultimamente na Idanha;
Inúmeras participações nos Encontros Regionais de cada Secção, assim como a sua organização também;
Levámos a palco muitas e boas peças teatrais, ensaiando e representando (com cenários pintados em largos serões, por nós) podendo destacar «O Santo Condestável», «Matei o meu filho», «Casa de pais»;
Pensando nos mais idosos, desde os primeiros anos, realizamos pelo Natal uma Festa com «variedades», alegria, lanche e prendas individuais para os utentes do Lar da Misericórdia;
Tendo presente tantos jovens que não tiveram a sorte de passarem pelo Escutismo, organizou primeiramente o nosso Agrupamento durante 10 anos, de 1977 a 1987, o «Festival da Canção Amador de Manteigas», paralelamente com o «Festival Infantil e Juvenil da Canção», retomando entre 2001 e 2003 a organização deste último. Há que realçar que fomos pioneiros a nível Regional e até Nacional na organização destes eventos, pois os Regulamentos foram-nos solicitados por outros Agrupamentos e entidades;
Dos fundos angariados beneficiou o Agrupamento, mas a maior percentagem revertia a favor de Instituições a até de casos particulares, quando de reconhecida gravidade;
Ainda a nível recreativo e musical o nosso Agrupamento organizou ainda «Festival dos Artistas Amadores de Manteigas», em 1991, 1992 e 1993, proporcionando bons saraus divertidos, com «artistas» que se descobriram ou afirmaram na nossa terra;
Outra fonte de receita e reavivando tradições da nossa terra são as Janeiras pelas ruas da vila;
Participamos em Torneios de Futebol de Salão com equipas, tanto masculinas como femininas;
Durante algum tempo saiu, mensalmente, uma Publicação do Agrupamento em folha simples mas bem concebida e aceite;
Imperdoável seria esquecer a recuperação da Capela de Santo André, (telhado novo, reboco, pinturas totais e portão de ferro). A mão-de-obra foi toda dos escuteiros que, anualmente, se comprometeram, desde essa data, a responsabilizar-se pela sua manutenção e realizar a Festa Religiosa no seu dia (30 de novembro);
De salientar que este Agrupamento esteve sempre no pelotão da frente na implementação de novos métodos escutistas e na atualização e experimentação de práticas administrativas, das quais salientamos: Agrupamento Piloto a nível Nacional na implementação do RAP (Novo Programa Educativo do CNE); Agrupamento piloto a nível Nacional da Implementação do SIIC (Plataforma Contabilidade); 1º Agrupamento da Região da Guarda com as Medidas de Autoproteção para a sede aprovadas pelas respetivas autoridades;
O Agrupamento 232 presta a sua colaboração nos Peditórios Nacionais para os mais diversos organismos públicos e privados, assim como mantém estreita ligação de colaboração com as autarquias locais, demais associações do concelho e presta colaboração nas Festas Religiosas da paróquia.
Segundo os censos oficiais, aos 10 anos de idade (1976) havia 38 elementos, além de 6 dirigentes; Aos 20 anos de idade (1986) eram 57 elementos e 5 dirigentes; Aos 25 anos eram 67 elementos e 8 dirigentes.
Aos 56 anos de idade somos 43 elementos e 14 Dirigentes, com o espírito de abnegação e de serviço da Equipa dos Dirigentes, estão a funcionar na Alcateia: 3 Bandos num total de 15 Lobitos; No Grupo Explorador: 2 Patrulhas num total de 12 Exploradores; No Grupo Pioneiro: 2 Equipas num total de 12 Pioneiros; no Clã: 1 Tribo num total de 4 Caminheiros.

• Morada: Rua Padre António Tarrinha, N.º 9 - 6260-201 Manteigas
  • Telefone: 275 981 211
  • Email: geral.232@escutismo.pt
  • Número de Elementos: 57
  • Principais Atividades Desenvolvidas:

Reuniões semanais para os nossos jovens, em diversos formatos: Workshops Ações de Formação e Informação; Acampamentos no Verão; Acantonamentos no Invernos; Participação em Atividades Regionais; Raids, Pistas, Jogos de Orientação; Festa de santo André; Magusto de Freguesia; Janeiras.