Dia Internacional dos Arquivos 2020 – 09 de junho

Data em que se comemora a criação do Conselho Internacional de Arquivos pela UNESCO em 1948.
Neste ano, a Câmara Municipal assinala o dia divulgando um documento que integra a coleção dos jornais locais que fazem parte do espólio documental do Arquivo Municipal.
Trata-se do n.º 3 do Jornal Estrela da Beira, datado de 5 de abril de 1925. A seleção deste número para divulgação prende-se com o seu conteúdo intemporal. De entre os diversos artigos, além da homenagem feita a Vasco Pereira de Matos Preto, Comandante da Chaimite e Herói da Grande Guerra, destacamos o artigo sob o título ‘TURISMO’ (página 2) que realça as potencialidades deste território, posicionando, já nessa altura, Manteigas como um ótimo destino turístico. Da autoria de João da Cruz Filipe (colaborador do jornal e chefe da 2.ª Repartição no Ministério das Finanças) um documento com praticamente cem anos e com uma temática tão atual.

Jornal Estrela da Beira – N.º 3 – 05 de abril de 1925

A coleção completa deste periódico pode ser consultada no Arquivo Municipal.