“O princípio da noite deixa antever a ameaça que paira nos bairros de imigrantes da Europa, transmite o som aterrador das botas cardadas pelas ruas à espera de tomarem as praças principais. Mas também desce ao Norte de África através da linha de separação entre Norte e o Sul, onde se escuta a chamada para a oração e se sente a asfixia dos habitantes condenados a viver entre a bigorna dos grupos extremistas e o martelo dos generais. É um romance com sete adolescentes, num mundo na iminência de desabar, no qual as amizades que pareciam inquebráveis se desfazem e as acções das personagens Artur, Vera, Sara, Fran, Cátia, Mónica e Teo são condicionadas pelos pensamentos, palavras, actos e omissões umas das outras.
E é sobretudo um romance sobre a beleza que pode iluminar o mundo e que atrai o perigo como um precipício na noite.”
Opiniões sobre o livro
“Com o primeiro romance, Tiago Patrício ganhou o Prémio Agustina Bessa-Luís e, desde já, um lugar de destaque na nova geração de ficcionistas portugueses.”
Breve biografia de Tiago Patrício
Nasceu no Funchal 1979 e passou a infância em Carviçais (Trás-osMontes). Foi cadete da Escola Naval, licenciou-se em Farmácia e trabalhou em Vila Praia de âncora e depois em Vila do Bispo. Venceu o Prémio Jovens Escritores em 2007.