Visita da Ministra da Agricultura e do Mar

No passado dia 15 de maio, passou por Manteigas a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, no âmbito da temática «Gestão do risco de incêndio florestal com recurso à pastorícia». Constituiu-se a ocasião para dar mostra das intervenções relacionadas com a defesa da floresta contra incêndios. Ficou patente a necessidade urgente e continuada de intervenção no território, com a intervenção de todos os atores no terreno designadamente o ICNF, Baldios, Municípios e Sapadores.

O Município de Manteigas esteve a convite do ICNF representada pelo Presidente da Câmara Municipal, que entregou à Ministra um abaixo-assinado com 400 assinaturas de residentes na Área do Parque Natural da Serra da Estrela, pondo em causa as intervenções do ICNF quanto ao corte de árvores na floresta, falta de acompanhamento e falta de informação e atitude didática junto dos proprietários e utilizadores da floresta.
O Presidente da Câmara Municipal entregou ainda um memorando com o que entende serem insuficiências e falta de apoio aos Municípios da Área do PNSE, tendo em vista a coesão territorial e as devidas compensações às populações.