Visita às Caldas da Rainha

Cartão Municipal do Idoso de Manteigas

No âmbito do Cartão Municipal do Idoso, o Município de Manteigas, em conjunto com a Associação Manteigas Solidária, proporcionou, nos dias 28 de Maio e 4 de Junho do presente ano, aos idosos do Concelho, incluindo utentes da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, uma viagem às Caldas da Rainha, cidade conhecida pela sua cerâmica e pela sua histórica relação com a realeza portuguesa, associada ao Hospital Termal que remonta à época da Rainha D. Leonor.
Assim sendo, os idosos começaram por visitar o Museu do Hospital e das Caldas, onde a obra da Rainha D. Leonor se faz notar, nomeadamente, no Hospital Termal. Não falhou a recomendada visita à piscina da Rainha. Encontraram também a exposição de peças ligadas à história, à vida quotidiana e à evolução das técnicas de tratamento daquela instituição. Alguns dos participantes nesta viagem ainda passearam pelo Parque D. Carlos I, um lindíssimo jardim do século XIX, complemento ao importante Hospital Termal.
Depois do almoço, o passeio englobou uma visita aos Ateliers-Museus Barata Feyo e António Duarte e também ao famoso Museu da Cerâmica instalado no antigo palacete da Quinta Visconde de Sacavém, onde se pôde apreciar o património artístico composto por colecções de azulejos que datam do século XVI ao século XX e peças de cerâmica provenientes de vários pontos do país e do estrangeiro, destacando-se o grande artista Rafael Bordalo Pinheiro.
Este passeio fez a delícia de todos, designadamente, dos aficionados de museus. Ninguém ficou insensível à beleza das Caldas da Rainha!