Visita ao Museu do Pão

O projeto «Regresso às tradições – da semente ao pão», desenvolvido pela Câmara Municipal de Manteigas, em parceria com a ACTIVA, no âmbito do Cartão Municipal do Idoso, conta atualmente com a participação de cerca de 30 idosos nas diversas ações propostas: oficinas de trabalhos manuais, grupo etnoarte, clube de leitura e aulas de informática, nas quais os idosos têm explorado o ciclo do pão.

No dia 06 de maio, os idosos inscritos no projeto visitaram o Museu do Pão, em Seia. Este museu é um complexo museológico onde é possível fazer-se uma pequena viagem ao mundo do pão, no qual, se pretendeu recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas várias vertentes: etnográfica, politica, social, histórica, religiosa e artística.

Os idosos visitaram diversas salas:

– A sala do ciclo tradicional do pão português, com os seus painéis ilustrados e exposição dos utensílios usados;

– A sala da arte do pão, com diversos objetos artísticos, como a azulejaria, vidro, arte sacra, madeira, postais antigos, diplomas, calendários, iconografia, cerâmica, prata, e entre outros objetos;

– A sala do pão politico, social e religioso que reconstrói toda a história do pão em Portugal desde a restauração da independência, em 1640, até à restauração da democracia, em 1974, e expõe objetos religiosos associados ao cristianismo e ao judaísmo a simbologia do pão na religião por ter uma conotação sagrada.

Ainda relativamente ao projeto, é de ressaltar a realização do «workshop de escrita criativa», dinamizado pela professora Laura Santos, a decorrer no mês de maio, com a participação de 10 idosos. O workshop consistiu no levantamento de cada fase do ciclo do pão, na elaboração de um dicionário de palavras técnicas e na recolha de histórias, poemas elaborados pelos idosos.