Viagem ao Alto Trás-os-Montes

Cartão Municipal do Idoso

Durante os dias 23 e 24 de maio de 2013, o Município de Manteigas proporcionou a um grupo de 70 idosos uma viagem até à zona do Alto Trás-os-Montes, mais propriamente a Vila Real e Peso da Régua.
Com o intuito de envolver os participantes num convívio agradável, este passeio permitiu que conhecessem e apreciassem o que de bom tem o Douro para oferecer.
No primeiro dia, em Vila Real, o grupo visitou o Museu da Vila Velha que, como alude o seu nome, apresenta informação relativa às origens e à ocupação de Vila Real.
A Casa Mateus ou Palácio Mateus foi também um ponto de interesse alvo de visita, desde os seus espaços interiores, passando pela capela, até aos belos jardins que ostenta.
Já no segundo dia, o passeio direcionou-se para o Santuário de Panóias, classificado como Monumento Nacional. Constitui um santuário pagão de devoção e sacrifício de animais. Para além de visualizarem um filme explicativo do espaço, os idosos também puderam ver in loco, cada fraga com as suas cavidades talhadas onde ocorriam os ditos sacrifícios.
Durante a tarde, e porque se trata da zona do Douro Vinhateiro, não podia faltar a visita a uma quinta vinícola. Das várias quintas espalhadas pela maravilhosa paisagem caracterizada pelos socalcos e suas videiras, já verdes, a escolhida foi a Quinta de São Domingos que produz o vinho Castelinho. Depois de uma visita guiada às caves e à garrafeira, com a passagem de um filme sobre a produção e envelhecimento do Vinho do Porto, a Região do Douro e os vinhos Castelinho, nada melhor do que uma prova de vinhos para finalizar a visita.