Viagem a Toledo

Cartão Municipal do IdosoDe 07 a 09 de Junho do presente ano, cerca de 50 utentes do Cartão Municipal do Idoso participarem numa viagem a Toledo, organizada pelo Município de Manteigas.
No primeiro dia, a caminho desta cidade considerada como uma das mais bonitas de Espanha, o grupo fez uma paragem em Ávila, onde teve a oportunidade de percorrer uma parte da muralha e avistar, lá do alto, toda uma paisagem natural e uma arquitectura típica de uma cidade amuralhada. Também se visitou o Palácio Polentinos, o qual apresentou como destaque os seus claustros, ornamentados com motivos militares.
O dia seguinte foi todo ele dedicado a Toledo, com um programa que contou com a visita ao Alcázar, actualmente Museu do Exército e à Catedral. O Museu do Exército, edificado sobre a rocha, responde ao interesse pela conservação e difusão dos objectos relacionados com a história militar. A Catedral, um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, mereceu umas horas de dedicação para conhecer uma imensidade de capelas e obras religiosas e uma ornamentação dourada e bem detalhada.
As ruas estreitas e típicas prenderam a atenção dos participantes, sobretudo pelos preparativos para a festa do Corpo de Deus, festa mais importante de Toledo. Bandeiras e faixas começavam a enfeitar os edifícios e os caminhos que a procissão haveria de percorrer.
Em terras de D. Quixote de La Mancha e Sancho Pança, também se apreciou a gastronomia realçando-se o doce típico que é o «mazapan», doce confeccionado com açúcar e amêndoa.
No terceiro e último dia, já de regresso a casa, o grupo teve a oportunidade de, por um lado, visitar o Real Sítio de São Lourenço do El Escorial, constituído pelo palácio, mosteiro, museu e biblioteca e, por outro lado, contar com a presença do Presidente do Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, acompanhado do Chefe de Gabinete, Rui de Carvalho, durante o almoço.
Por ali perto ficava o conhecido Vale dos Caídos. Valeu bem a pena a paragem para apreciar a sua imponente cruz e a basílica escavada na rocha, onde se encontram sepultados o ditador Francisco Franco e milhares de combatentes da Guerra Civil espanhola.