Viagem a Santiago de Compostela

Cartão Municipal do IdosoDe 22 a 24 de Setembro de 2010, 90 idosos tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Santiago de Compostela, numa viagem organizada pelo Município de Manteigas, no âmbito do Cartão Municipal do Idoso.
A caminho de Santiago, o grupo fez uma paragem em Braga, mais especificamente no Santuário do Sameiro, com o seu imponente escadório, e na Praça-Forte de Valença.
O dia 23 foi todo ele dedicado à cidade de Santiago e ao conhecimento da cultura desta zona tão característica que é a Galiza. Para tal, teve relevante importância o Museu do Povo Galego com uma série de exposições temáticas, desde o Mar, o Campo, os Ofícios, até à Indumentária, Arquitectura e Sociedade.
O ponto alto e esperado por todos foi a visita da Catedral de Santiago de Compostela, emblema religioso da Galiza, onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago. Aí se encontra, sob o altar-mor, o túmulo do apóstolo de Cristo.
Observando o património arquitectural dos edifícios envolventes da Catedral, destacaram-se o Pazo de Raxoi, actual sede do Concelho e da Presidência da Junta da Galiza e a Hospedaria dos Reis Católicos, antigo hospital real.
O Convento de São Paio recebeu o grupo de manteiguenses para proporcionar uma visita ao Museu de Arte Sacra.
Para surpresa de todos, o Presidente do Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, acompanhado do Chefe de Gabinete, Rui de Carvalho, presenteou o grupo com a sua presença no jantar do dia 23 de Setembro.
Não faltou o momento das compras das recordações, desde os doces típicos da região, até ao famoso cajado de Santiago.
No último dia e já de regresso a casa, fizeram-se umas pequenas paragens na Basílica de Santa Luzia, em Viana do Castelo e na praia da Póvoa do Varzim, para apreciar uma paisagem em tudo diferente da nossa.