Um investimento global de 410.520,60 euros

Câmara Municipal de Manteigas vai executar 200 km de percursos pedestres

A Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro, em reunião do dia 22 de Setembro último, deliberou aprovar a candidatura «Apoio à visitação do sítio Serra da Estrela no Concelho de Manteigas», cujo valor global se cifra em € 410.520,60, com uma comparticipação de 75% (€ 307.890,45), sendo os restantes 25% da responsabilidade do Município (€ 102.630,15).
Integrada no Regulamento Específico «Gestão Activa de Espaços Protegidos e Classificados», a candidatura visa a promoção da conservação dos valores naturais dos espaços classificados a que o mesmo respeita, sítio «Serra da Estrela» e «Parque Natural da Serra da Estrela», em áreas que se restringem ao Município de Manteigas.
O projecto mereceu apreciação e parecer do ICNB/PNSE, entidade com competências e que sobre ele refere que «integra um conjunto de iniciativas a serem desenvolvidas no âmbito deste Parque Natural e da Rede Natura 2000, no sítio Serra da Estrela» emitindo «parecer favorável às intervenções propostas, as quais se enquadram nos princípios de sustentabilidade ambiental e de conservação da biodiversidade».
A operação inclui oito componentes, de carácter material, desenvolvidas em torno de objectivos comuns e relacionadas com a contratualização dos respectivos trabalhos, alguns dos quais preparatórios à implementação propriamente dita do programa de visitação.
O projecto com início em 02 de Janeiro de 2009 e conclusão a 31 de Dezembro de 2010, prevê as seguintes componentes: aquisição de equipamentos de apoio à visitação e observação de suporte a actividades; colocação em caminhos e trilhos pedonais de sinalização e de painéis de orientação; definição de caminhos, trilhos e rotas temáticas pedestres e respectiva cartografia; desenvolvimento e fornecimento de suportes de divulgação e promoção de caminhos; elaboração e acompanhamento de candidatura; estudo e desenvolvimento de conteúdos de interpretação dos elementos; inventariação, diagnóstico e referenciação cartográfica de elementos ecológicos; recuperação, construção, remodelação, conservação e/ou delimitação de caminhos.
Sumariamente a candidatura prevê a realização de sete acções de comunicação e sensibilização no domínio da conservação de espécies e habitats, um total de 200 Km de extensão de caminhos, trilhos e rotas temáticas, que vão abranger a totalidade do território Concelhio, estimando a Câmara Municipal a visita de 7.000 turistas após a execução do projecto.