Taça de Portugal XCM em BTT

Manteigas acolhe cerca de 800 betetistas

No dia 09 de junho, cerca de 800 betetistas percorreram os trilhos de Manteigas, entre montes e vales, a contar para a 5.ª Prova da Taça de Portugal XCM 2013 integrada no Circuito Nacional, numa organização do Município de Manteigas – Câmara Municipal e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Rúben Almeida (Pedal Sempre/Movenotícias/Cortec) e Tânia Neves (Galitos/Teka/Madeivouga) conquistaram a Maratona de Manteigas, quinta prova pontuável para a Taça de Portugal de XCM Sport Zone.
Uma corrida disputada ao longo de 80 quilómetros, no Coração da Serra da Estrela, onde o equilíbrio entre os dois primeiros foi a nota dominante. O campeão nacional, Rúben Almeida, levou a melhor, mas David Vaz foi o segundo, apenas a 1m13s. O terceiro foi Diogo Silva (Xyâmi/Prototype), a 10m23s. O segundo lugar permitiu a David Vaz distanciar-se da concorrência na luta pelo troféu, tanto em elite como na geral absoluta.
A prova feminina foi menos equilibrada, já que Tânia Neves cortou o risco isolada, com 8m51s de vantagem sobre a campeã nacional, Celina Carpinteiro, que foi a segunda. A terceira foi Vanessa Fernandes (Escolinha BTT de Almeirim), a 10m54s. Mercê da desistência de Marju Kivi, anterior comandante, Celina Carpinteiro ascendeu ao comando da classificação geral.
Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bike World) venceu a corrida de masters 30 e subiu ao topo da geral nesta categoria. Em masters 40 o vencedor de hoje foi o homem que já partia no comando, José Rosa (Ser e Parecer Team). João Marques (BTT Seia) impôs-se entre os masters 50 e, assim, trepou para o primeiro lugar da geral. Juliana Lopes (BTT Seia), melhor veterana em Manteigas, beneficiou da desistência de Filipa Fernandes para assumir a liderança nesta categoria.
Uma iniciativa marcante do ponto de vista desportivo e igualmente relevante na divulgação e promoção do território, nomeadamente ao nível da prática desta modalidade, onde a restauração e hotelaria de Manteigas souberam acolher as centenas de participantes e acompanhantes que se deslocaram até ao Coração da Serra da Estrela.