Redução de turmas no Externato de Nossa Senhora de Fátima

Município de Manteigas interpela Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar

A Câmara Municipal de Manteigas tomou conhecimento, através da Direção do Externato de Nossa Senhora de Fátima, que no ano letivo 2014/2015 apenas foram atribuídas três turmas pela Rede de Administração Escolar, contrariando a expectativa de quatro, número indispensável para a gestão escolar, uma vez que no ano letivo transato foram conferidas quatro turmas, com análogo número de alunos.
Este facto mereceu por parte da Câmara Municipal de Manteigas uma interpelação ao Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, uma vez que o encerramento do estabelecimento de ensino por incapacidade financeira aumentará a degradação dos níveis de acessibilidade à Rede de Serviços Públicos e implicará diretamente com a vida de 78 jovens alunos, dos quais, dez com dificuldade de aprendizagem.
Através de carta enviada no dia 10 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Custódia Biscaia, questiona concretamente três premissas:
Qual o destino a dar ao corpo docente?
Qual a solução para os 78 alunos?
Como podem as famílias dar continuidade à vontade e desejo meritório de preparar e formar os seus filhos quando atravessam crise de emprego e inerentes dificuldades materiais e outras?
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Manteigas solicitou ao Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar que equacione com a Autarquia a melhore solução para o problema, que avolumarão as causas e consequência dum ciclo vicioso que compromete o desenvolvimento do Concelho, pondo em causa a esperança no futuro.