Posto de Turismo renova-se em «Manteigas Welcome Center»

Empreitada adjudicada por 104.516 euros

A Câmara Municipal de Manteigas, após a realização de concurso público para o efeito, adjudicou na passada sexta-feira, dia 11 de novembro de 2016, à empresa GAR-FIVE, LDA., a empreitada de “Alteração e Ampliação do Posto de Turismo para «Manteigas Welcome Center»”, pelo valor total de 104.516,00 €. Estima-se que os trabalhos se possam iniciar nos primeiros dias deste dezembro.

A obra tem como objetivos primordiais dar maior visibilidade e modernidade a um edifício um pouco degradado e algo oculto, mas ainda assim muito procurado por quem nos visita (segundo os dados oficiais do Turismo do Centro, o Posto de Turismo de Manteigas recebeu, nos anos mais próximos, cerca de 3000 turistas/ano).

A requalificação do edifício, que mais que duplica a área útil disponível (com a integração dos atuais alpendres), prevê para além da melhoria substancial da área específica de receção ao turista, uma zona de espera e consulta digital, um espaço ex positivo e uma instalação sanitária. As novas fachadas envidraçadas serão montras do que Manteigas oferece ao turista, sendo que de noite terão um efeito luminotécnico especial.

Também as acessibilidades na envolvente serão melhoradas, nomeadamente, as ligações pedonais entre o edifício e a Rua 1.º de Maio (construção de novo passeio) e com o Jardim da Entrada da Vila (passadeira elevada).

Esta intervenção vem somar-se a outras que se têm vindo a projetar e a executar para aquele local, consolidando-o como o hall de entrada da Vila e do Concelho e, assim, como autêntica Praça de Boas Vindas de Manteigas.