Oh Meu Deus! Trail Run

Manteigas acolhe segunda edição da prova de ultra-resistênciaManteigas acolheu nos dias 05 e 06 de Maio a prova «Oh Meu Deus! Trail Run», inserida na categoria de ultra-resistência em corrida, numa distância de 104 kms, com a participação de 160 atletas nas três variantes – ultra-maratona, maratona e mini-maratona.
A semana que antecedeu a prova foi de muita chuva, frio e neve. Adivinhava-se um dia de prova difícil para todos. No próprio dia da competição, após a partida, a organização ainda estava limitada nos acessos ao ponto mais alto de Portugal Continental (Torre), que levou a um ajuste do percurso e subsequente acréscimo de quilómetros.
O dia da prova fica marcado por uma diversidade climática assinalável: sol e temperaturas quentes, chuva e vento, neve, nevoeiro e temperaturas negativas. Para ajudar os mais lentos, a lua cheia (uma das mais brilhantes dos últimos anos), apareceu para iluminar os trilhos mais sinuosos.
A prova foi brilhantemente ganha por Pedro Marques (1.º da geral) e Glória Serrazina (22.º da geral). Concluíram esta ultra-maratona em 11:59 e 17.30 horas, respectivamente, com tempos notáveis e difíceis de superar, tendo em conta a exigência do percurso. Para além desta prova, decorreu ainda uma mini e uma maratona com cerca de 20 e 50 kms.
Uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Manteigas, com a organização da Horizontes, Lda. e colaboração de algumas Instituições do Concelho de Manteigas: Associação Desportiva de Manteigas e Bombeiros Voluntários de Manteigas.