Oh Meu Deus! Trail Run

Manteigas no calendário das provas de ultra-resistência

Manteigas acolheu nos dias 30 de Abril e 01 de Maio a prova «Oh Meu Deus! – Trail Run», inserida na categoria de ultra-resistência em corrida, numa distância de 102 kms.
Este tipo de competição tem crescimentos exponenciais ano após ano, principalmente no estrangeiro. Em Portugal começam a aparecer algumas provas, com valor garantido, mas ainda assim sem causar impacto dentro e fora da nossa fronteira.
Neste caso, com o evento desportivo, pretendeu-se criar uma prova em que o grau de dificuldade fosse significativo. As distâncias e todas as adversidades constantes desse percurso foram percorridas no tempo máximo de 24 horas.
Para além da ultra-maratona com 102 kms, decorreu ainda uma mini e uma maratona com cerca de 20 e 50 kms, respectivamente.
Na ultra-maratona foi com o incrível tempo de 12 horas e 05 minutos que Alcino Serras conquistou o primeiro lugar. O segundo classificado foi Luís Mota com o tempo de 12 horas 48 minutos e em terceiro Luís Miguel Pereira com tempo de 13 horas e 40 minutos.
De destacar a brilhante participação na classe feminina, onde também se registaram boas marcas, com o primeiro lugar obtido pela atleta Susana Simões, seguida de Maria Gabriel Ribeiro e Júlia Fernandes.
Uma prova duríssima que, para além do grau de dificuldade elevado, contou com as condicionantes do tempo, com muita chuva e forte neblina. O traçado percorreu parte da rede dos percursos pedestres do projecto «Manteigas – Trilhos Verdes», com passagem por locais mais emblemáticos do Concelho de Manteigas/Serra da Estrela.
A primeira edição contou com cerca de 140 atletas, sendo já uma certeza a realização deste evento desportivo no decorrer do próximo ano.
Uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Manteigas e da Horizontes, Lda., com a colaboração de algumas Instituições do Concelho de Manteigas.

Classificações
Ultra Maratona Masculinos | 102 Km