Novos Investimentos Rodoviários

«Aproximar Manteigas e Guarda»

Sob o mote «Aproximar Manteigas e Guarda», o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, participou na tarde do dia 20 de Outubro, no Salão Nobre do Município de Manteigas, no lançamento do Concurso para o Estudo Prévio de Ligação de Manteigas à Rede Rodoviária Estruturante, entre Valhelhas e Benespera (A23).
Na presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Manteigas e da Guarda, bem como da Governadora Civil do Distrito da Guarda, do Presidente da Região do Turismo da Serra da Estrela e demais Entidades Oficiais, o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, sustentou a ideia de que este projecto irá melhorar a ligação da Vila Serrana à rede de alta capacidade (A23) e à cidade da Guarda.
A futura obra terá uma extensão aproximada de 12 Km e custará cerca de 13,5 milhões de euros, sendo que o Estudo Prévio deverá estar concluído no segundo trimestre de 2010, ao que se seguirá a Avaliação de Impacte Ambiental. A obra deverá arrancar em 2011.
Nessa mesma cerimónia, o Governante também se referiu à Beneficiação da EN 232 entre Gouveia de Manteigas e ao Projecto de Beneficiação da Estrada Regional 338, entre Manteigas e Piornos.
A primeira obra prevê a colocação de sinalização e de equipamento de segurança na via para diminuir a sinistralidade e melhorar as condições de circulação. Uma operação estimada em 0,9 milhões de euros, numa extensão de 34,5 km, em que beneficiará directamente o Concelho de Manteigas e Gouveia.
Quanto ao segundo investimento, foi dado conhecimento que se encontra em curso o Projecto de Beneficiação da Estrada Regional 338, entre Manteigas e Piornos. A obra deverá ser posta a concurso no 3.º Trimestre de 2009 e a obra deverá iniciar-se no final de 2010, abrangendo 11 km, num investimento previsto de 5,5 milhões de euros.
Três investimentos rodoviários que há muito tempo vinham a ser reclamados pelo Município de Manteigas, tendo em vista uma melhoria das acessibilidades ao Concelho, promovendo igualmente o desenvolvimento económico e social.
O Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Custódia Biscaia, aproveitou a ocasião para dar a conhecer publicamente a disponibilidade das Estradas de Portugal, expressa por ofício endereçado à Autarquia, com o objectivo de instalar na antiga Fábrica de São Gabriel o Museu Nacional das Estradas de Portugal.