Município de Manteigas recebe Unidade Móvel de Saúde

Decorreu na manhã dia 03 de março, no Teatro Municipal da Guarda, a cerimónia de entrega em regime de comodato das unidades móveis de saúde aos 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).
A ação pretende contribuir para «o reforço da rede de infraestruturas de saúde, nomeadamente na prestação de cuidados de saúde domiciliários primários, cuidados paliativos e doença mental».
Os veículos elétricos, devidamente identificados, encontram-se equipados com nebulizador ultrassónico portátil, aspirador de secreções, monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro, aparelho de eletroestimulação portátil, andarilho, pedaleira e mala térmica.
Esta iniciativa acontece na sequência de uma candidatura da CIM-BSE ao Programa Operacional Centro 2020, num investimento total de 612.079,00 € e comparticipado a 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), ficando os restantes 15% a cargo das câmaras municipais.
Na prática as viaturas ficam sobre a alçada dos municípios e respetivos centros de saúde, mediante a assinatura de dois protocolos entre a CIM-BSE, a Administração Regional de Saúde do Centro e as 15 autarquias.