CARE – Ação Cultural para os Refugiados na Europa
Financiado pelo Programa Europa para os Cidadãos, o projeto CARE – Cultural Action for de refugees in Europe, promovido pelo Município de Manteigas, em parceria com municípios e associações de outros cinco países europeus, para além de Portugal, isto é, Itália, França, República Checa, Bulgária e Espanha, inicia a sua jornada no próximo dia 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, com a realização da Conferência “O valor da diversidade cultural”, em Manteigas.
Movidos por preocupações que se prendem com a dificuldade da Europa em chegar a um acordo político para regular a imigração que tenha um significado comum entre os territórios, dificuldade esta que parece estar a dar lugar a políticas nacionalistas e ao aumento dos movimentos políticos radicais que incitam ao ódio, à xenofobia, ao racismo e ao encerramento das fronteiras e à expulsão dos imigrantes, os promotores do projeto CARE pretendem construir uma rede europeia de pequenas comunidades com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio cultural, por um lado, e de reforçar a cultura de solidariedade e acolhimento, por outro.
O projeto CARE propõe-se concretizar, durante 18 meses, um conjunto de atividades relacionadas com esta temática, nos vários países europeus parceiros:
Em Manteigas, a realização da conferência “O valor da diversidade cultural”, com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância da solidariedade e do acolhimento para a construção de uma identidade europeia.
Em Itália, a recolha e seleção de livros publicados sobre o tema, assim como a produção de um livro ilustrado.
Em França, a seleção de curtas-metragens sobre o tema e a organização de debates com autores e associações de imigrantes franceses.
Na República Checa, a recolha de boas práticas em empresas que integrem trabalhadores imigrantes e valorizem a diversidade cultural, para a construção do Guia de inserção laboral.
Na Bulgária, a compilação de toda a informação respeitante às modalidades de receção de refugiados/imigrantes, tendo em vista a publicação do “Manual do acolhimento”.
Em Espanha, finalmente, a apresentação de todos os resultados do projeto, assim como a realização de um flash mob na praia de Barcelona.
Uma iniciativa que pretende contribuir para uma Europa unida, onde a diversidade cultural é valorizada, a intolerância é banida e a formação cultural dos jovens, responsáveis pela Europa do futuro, é uma prioridade.