Segundo dados revelados recentemente pelo SIBS Analytics, em parceria com o Turismo de Portugal, Manteigas é o concelho do país onde o consumo global registado através de operações bancárias mais aumentou neste verão, destacando-se dos restantes com uma subida exponencial de 34%.
Nas posições imediatamente a seguir, surgem os concelhos de Terras de Bouro (16%), Porto Santo (5%) e Grândola (3%), conforme dados publicados na 2.ª edição da infografia «Destinos de Verão», cuja análise conclui que o «consumo português trava queda no turismo em verão atípico».
Os dados apresentados revelam um novo perfil de turista nacional através da análise da variação do consumo nas regiões portuguesas face ao período homólogo, com uma maior tendência na procura dos destinos turísticos do interior.
Neste período de pandemia com todas as restrições impostas no combate ao surto da COVID-19, o consumo global em Portugal sofreu uma quebra de 9%, onde as operações com cartões bancários internacionais registaram uma descida de 48% face a 2019, tendo sido o consumo português, com uma redução de apenas 3%, «aquele que contribuiu para travar a queda do consumo global nacional».