Em reunião do dia 26 de janeiro último, a Direção das Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico aprovou, por unanimidade, a adesão de Manteigas à referida rede.
Aldeias Históricas de Portugal é uma Associação de Desenvolvimento Turístico, de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 2007, tem como objeto promover o desenvolvimento turístico da rede.
Entre outros, a Associação tem como principais objetivos e atribuições:
– Gerir e promover a marca «Aldeias Históricas de Portugal»;
– Qualificar o produto turístico das aldeias históricas, através da definição de uma estratégia concertada de atuação e promoção, e do desenvolvimento de produtos turísticos;
– Apoiar o desenvolvimento de uma política de incentivos aos investidores que desejem investir na região e concertá-la com as instituições públicas e privadas que possam estar envolvidas;
– Promover iniciativas de animação cultural e divulgação do património das Aldeias;
– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida local e para a diversificação e dinamização da atividade económica, nomeadamente na área do turismo e promover ações de qualificação e divulgação do património cultural, bem como a qualificação dos recursos humanos e outras.
A Associação Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal (ADTAHP) é a entidade gestora da marca turística, contando com parceiros públicos e privados. Esta abordagem mista permite uma melhor comunicação entre todos os stakeholders do território e o desenvolvimento de ações orientadas para satisfazer as necessidades existentes e percebidas pelos agentes locais. Com sede em Belmonte, a ADTAHP permite uma centralidade mais justa e um reconhecimento concreto de cada especificidade de cada aldeia e concelho.
Recorde-se que esta adesão foi submetida pela Câmara Municipal de Manteigas à Assembleia Municipal que deliberou aprovar em 18 de dezembro 2015.