Luta biológica no combate à vespa-da-galha-do-castanheiro

Município de Manteigas promove controlo de praga

No dia 15 de maio, o Município de Manteigas procedeu à libertação do parasitoide específico utilizado no controlo da praga que afeta os castanheiros, num investimento total de € 4.452,00, suportado inteiramente pela Câmara Municipal de Manteigas.

A vespa-da-galha-do-castanheiro está presente no território concelhio, de forma bastante evidente, tendo-se realizado 20 largadas do agente parasita, em todos os locais de maior concentração de soutos e castinçais.

O Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu é um inseto conhecido com o nome vulgar de “vespa-da-galha-do-castanheiro” que ataca vegetais do género Castanea, induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.

O controlo da vespa-da-galha-do-castanheiro tem única e somente um modo de luta autorizado, a luta biológica, que é realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitoide específico, o Torymus sisnensis.

A vespa-da-galha-do-castanheiro é o mais perigoso inimigo do castanheiro até agora conhecido e contínua em expansão no Norte e Centro do país. A introdução e fixação no território nacional do parasitoide Torymus sinensis é a única possibilidade de controlo desta praga.

A fixação deste parasitoide é difícil, sobretudo no primeiro ano. No entanto, se puder desenvolver-se em boas condições, poderá dispersar-se até 4 km do local das largadas, colonizando o território e controlando, a médio prazo, a vespa das galhas.

O concelho de Manteigas detém uma considerável mancha de castanheiros, com origem e utilização ancestral, sendo necessário defender o valor paisagístico, ecológico e cultural que caracteriza Manteigas e a sua envolvente.