Idosos de Manteigas visitam Elvas e Olivenza

Cartão Municipal do Idoso

Nos passados dias 19 e 20 de junho, o Município de Manteigas proporcionou a 50 idosos do concelho um passeio até Elvas e Olivenza, dois territórios fronteiriços, repletos de vestígios militares, testemunhos do passado bélico entre duas nações que, a determinada altura da história da península ibérica, dividiram o mundo.
Elvas contou a sua história aos visitantes manteiguenses, através das visitas efetuadas ao Castelo e ao Forte de Santa Luzia. Neste último, foi possível acompanhar a vida dos soldados nos séculos passados, pois o seu museu militar apresenta reconstituições muito bem documentadas.
Olivenza, que já foi território português, encantou sobretudo pela riqueza das suas igrejas, em particular a Igreja de Santa Maria Magdalena com um magnífico painel representando a Árvore da Vida de Jesus. É, igualmente, de salientar a visita ao completíssimo Museu Etnográfico González Santana que apresenta um fiel retrato da vida no século XIX.
Para finalizar a viagem, ainda houve tempo para uma visita à Adega de Borba, com prova de vinho e azeite, produtos afamados dessa região alentejana.
A boa disposição, tão característica dos idosos de Manteigas, esteve sempre presente ao longo destes dois dias, tornando memorável mais um passeio do Cartão Municipal do Idoso.