Futsal em debate no Auditório de Manteigas

Uma modalidade em franca expansão e desenvolvimento

No dia 03 de Abril, o Auditório do Centro Cívico de Manteigas foi palco de um Seminário subordinado ao tema «Futsal – Que Formação?», no qual intervieram alguns dos notáveis da modalidade a nível nacional e que contou com cerca de setenta participantes, entre técnicos de desporto, treinadores, jogadores e dirigentes associativos.
A sessão iniciou-se com uma breve intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, que agradeceu a presença de todos e sublinhou as potencialidades do Concelho de Manteigas para a prática do desporto em geral e em particular o futsal.
A manhã esteve a cargo de Joel Rocha, treinador da equipa principal da Associação Desportiva do Fundão e coordenador do seu projecto de formação, bem como de Bruno Travassos, Professor do Curso de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, responsável pela cadeira de Futsal. O primeiro centralizou a sua intervenção no mote o «Modelo de formação de uma equipa amadora», e o segundo orientou a apresentação abordando o tema «Universidade/Clube – Que relação para a formação?».
A fechar os trabalhos da sessão da manhã, lugar para uma mesa redonda onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões sobre as temáticas abordadas.
Já no período da tarde, as intervenções pertenceram a José Luís Mendes e Jorge Braz, Treinador de Campo e Seleccionador Nacional de Futsal, respectivamente. O treinador nacional optou por falar sobre o «Ensino do jogo para o alto rendimento» e o Seleccionador focalizou-se no tema «Futsal… que exigências no futuro?».
A encerrar os trabalhos, tempo ainda para mais um debate, com questões e considerandos sobre a modalidade.
O Seminário «Futsal – Que Formação?» teve como moderador Bruno Torres, Treinador nos Escalões de Formação da Associação de Futebol da Guarda e jogador de Futsal na equipa das Lameirinhas.