Encontros da Beira Interior em Paris

Manteigas também brilhou na cidade luz

Entre os dias 09 e 12 de outubro, a Beira Interior promoveu a região em geral e os produtos em particular em Paris, onde a diáspora portuguesa é enorme, realizando diversas ações de divulgação, culturais, reuniões de trabalho e degustação de produtos regionais.
A iniciativa, promovida pelo Jornal do Fundão em conjunto com a associação de jovens Cap Magellan, a Coordenação das Coletividades Portuguesas de França e a Associação dos Beirões de França (criada há três anos) que junta empresários, deputados e vários intelectuais da comunidade portuguesa em França, levou à cidade luz cerca de 100 pessoas da grande maioria dos municípios que compõem a região da Beira interior, bem como diversos produtores dos mesmos. O Município de Manteigas também integrou a comitiva, levando a efeito a divulgação das potencialidades gastronómicas, turísticas e naturais do «Coração da Serra da Estrela». Esteve representado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Cardoso que, com um produtor local, Luís Marques dos «Sabores Altaneiros» e duas colaboradoras, a Fernanda Cardoso e a Cláudia Albuquerque, zelaram para que Manteigas também brilhasse na cidade luz.
Havia a vontade de levar todos os produtos locais mas, na organização/preparação dos mesmos, foi preciso considerarem-se produtos alimentares que não fossem facilmente perecíveis, tendo em conta que a recolha/transporte dos mesmos, aconteceu no dia 03 de outubro, com o evento a suceder nos dias 10 e 11 de outubro. Procurou-se a maior representatividade possível de produtos, dos quais queijo de ovelha e de cabra e bolos secos tradicionais da Sabores Altaneiros – Produtos Regionais, Lda.; pastéis de feijoca da Volta ao Mundo em 80 Sabores – Unipessoal, Lda.; bolos da AFACIDASE; azeite e maçãs da Casa Agrícola Francisco Esteves; mel de José Leitão dos Santos e de Manuel Martins Monsanto e pão centeio e sêmea da Padaria Nova de Ana Maria Abrantes Lopes, dentro das condicionantes já referidas.
Ao longo de três dias, cumpriu-se um vasto programa em que a Beira Interior se aproximou da comunidade lusa e francesa e foram assinados dois protocolos de colaboração. Um, entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e a Associação dos Beirões e França e outro, entre as mesmas comunidades intermunicipais e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Protuguesa, que reúne um significativo número de empresários portugueses e franceses que operam nos dois países.
Não se pode deixar de realçar outros acontecimentos, não menos importantes: No dia 09 de outubro, numa viagem de cerca de 1500 km., levou-se na bagagem, para que nada faltasse nas degustações, pão do «autêntico» e fresco. Ao chegar a Paris, aguardavam-nos os nossos conterrâneos, a Antónia e o António Carvalhinho, que nos receberam muito calorosamente e com uma refeição principesca.
No dia 10 de outubro, antes de se iniciar o Coktail-degustação na Embaixada de Portugal em França, foi-nos proporcionada uma visita guiada à Assembleia Nacional, por mais um simpático e atencioso filho de Manteigas, João Carlos Garcia.
O coktail-degustação dos produtos da Beira Interior, na Embaixada de Portugal em que estiveram presentes a comitiva portuguesa e a comunidade luso francesa, recebidas pelo Senhor Embaixador José Moraes Cabral correu muito bem e, mais uma vez, sentimos o calor humano dos nossos concidadãos, São «Lila» e do marido José Cardina Presidente da CCPF (Coordination des Collectivités Portugaises de France), que nos presentearam com uns pavés au chocolat, fazendo-nos esquecer, por breves instantes, as mesas recheadas de produtos da Beira Interior.
O 11 de outubro foi muito preenchido e todo ele passado no Hôtel de Ville, edifício principal da Câmara Municipal de Paris. O dia decorreu no âmbito do Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França, organizado pela CCPF (Coordination des Collectivités Portugaises de France), destacando-se no programa as sessões sobre o potencial da região da Beira Interior e a memória e potencial da emigração. À noite, aconteceu a Gala Anual da Celebração da Primeira República de Portugal, uma iniciativa da Mairie de Paris, cuja programação foi confiada à associação Cap Magellan, da qual é fundador Hermano Sanches Ruivo, também Conselheiro Municipal de Paris, onde foram distinguidos alguns luso-descendentes que se sobressaíram ao longo do ano. Foi a Maire de Paris, Anne Hidalgo, quem acolheu as pessoas com o discurso de abertura e também estavam presentes o Cônsul Geral de Portugal e várias outras personalidades portuguesas e francesas. O apresentador de televisão, José Carlos Malato, apresentou a noite acompanhado de uma jovem luso descendente, Joana Neves, e a noite foi animada por diversos espetáculos musicais.
Finalmente, a Gala foi encerrada com chave de ouro, cerca das 22 horas, com um cocktail-degustação dos produtos da região da Beira Interior, onde estiveram presentes cerca de 650 pessoas e onde o glamour e o brilho se associaram à descoberta dos nossos produtos, por parte de uns e de entrega à saudade para os filhos da Beira Interior.
A participação da Câmara Municipal de Manteigas no evento, para além do objetivo geral, visava dar a conhecer e influenciar a procura dos produtos locais a novos e potenciais clientes e, fidelizar os já conquistados mostrando produtos diferenciados, por forma a fazer-se do Município de Manteigas uma terra ainda mais internacional.
A todos os envolvidos na organização/realização desta iniciativa e, em particular aos manteiguenses pelo mundo e residentes, um grande bem-haja.