Os Narcisos existem, como Associação devidamente registada, desde 1997, embora tenham começado em 1995, e surgiram graças ao entusiasmo de dois elementos que conseguiram cativar mais alguns que hoje constituem o grupo. Começaram com 12 elementos, atualmente são 9 e apenas 4 pertenceram ao grupo inicial.
Quase todos os elementos são polivalentes, já que além de cantarem, também tocam mais do que um instrumento, desde o acordeão, viola, bandolim, cavaquinho, banjo, além da percussão onde existe o bombo, pandeireta, reco-reco e ainda outros instrumentos típicos da região como o adufe e as pinhas.
O nome que escolheram, tem a ver com a Serra onde habitam, já que é o nome de uma flor que abunda na Serra da Estrela a mais de 1.700 metros de altitude, com a particularidade de existir uma espécie de Narcisos, que em toda a Europa, só se dá na nossa Serra.
Os objetivos deste Grupo são divulgar a música portuguesa e ao mesmo tempo tentar recolher músicas antigas de Manteigas, já que a Vila de Manteigas é fértil em canções, tendo já algumas no seu vasto repertório.
Durante este tempo têm participado em inúmeras atividades, desde atuações em festas, animação de grupos, participação em festivais, e têm organizado todos os anos festivais de música popular em Manteigas, indo já na sua 8.ª Edição. A maioria das atuações para fora do concelho conseguem-se através destes festivais, já que existe um intercâmbio entre os grupos participantes.
Foi ainda durante o festival de 2003 que lançaram um CD intitulado «Serões d’Aldeia», composto por 13 temas da música popular, sendo metade canções recolhidas em Manteigas.
Ainda em Outubro de 2003 foram os grandes impulsionadores do espetáculo «Vi(r)ver a Música», que envolveu todas as associações do concelho e que ficará na memória das mais de 1.000 pessoas que assistiram.
Apesar das dificuldades que qualquer grupo sente, conseguiram resistir até hoje graças à boa vontade dos elementos, ao apoio de entidades oficiais e alguns particulares que generosamente têm contribuído.
Como atuações mais significativas, contam-se duas idas à Feira Popular, uma ao Parque das Nações e ainda à Aula Magna em Lisboa, alguns espetáculos nas cidades da Guarda, Covilhã, Pinhel, Vila Real, além de inúmeras participações em Festivais de Música Popular, nomeadamente na Covilhã, Seia, Gonçalo, Belver, Paranhos da Beira, Retaxo, além de outras atuações em Almeida, Maçaínhas, Tortosendo, Pínzio, Vila Nova de Foz Côa, etc. Outra das atividades onde o Grupo é bastante solicitado, é nas animações de grupos, nomeadamente em Pousadas e Estabelecimentos Hoteleiros da região.


  • Morada: Rua 1.º de Maio 6260-101 Manteigas
  • Telefone: 938 906 318 / 966 934 034
  • Email: narcisos@sapo.pt
  • Número de Elementos: 9
  • Principais Atividades Desenvolvidas:

    Animação de Grupos, Festas e Organização do Encontro Anual de Música Popular em Manteigas.