O Grupo Coral de Manteigas iniciou as suas atividades no ano de 1992 e fez a sua primeira apresentação em 24 de abril de 1993. O Grupo é composto por 42 elementos, homens e mulheres que procuram algum encanto da vida no «cantar» e num convívio são. Do seu reportório consta a música erudita, a sacra, a tradicional, a popular e alguns temas próprios de Manteigas.
Ao longo destes anos atuou inúmeras vezes nas quatro Freguesias do Concelho em Concertos de Natal, Páscoa, festas religiosas, na Mostra de Atividades e nas Festas Populares. Atuou também em conjunto com outros grupos musicais do Concelho, destacando-se um concerto com a Orquestra de Sopros da Música Nova de Manteigas em janeiro de 2006. As suas atuações não se restringem só ao Concelho de Manteigas, tendo atuado em vários locais do país, com destaque para as seguintes: Encontro de Coros: Caramulo, Santa Comba Dão, Alcafache (Mangualde), Monte de Abraão (Queluz), São Pedro do Sul, Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, Monchique e Lagos (XIX Festival de Coros do Algarve), Oiã Oliveira do Bairro, Algueirão (Mem Martins), Valadares, Entroncamento, Resende, Nespereira (Gouveia) e Moimenta da Serra (Gouveia). A convite de Associações: Colmeal da Torre (Belmonte), Alfaiates (Sabugal), Casteleiro (Sabugal), Benespera (Guarda), Soito (Sabugal), São Martinho (Seia) e Cabanas do Viriato Carregal do Sal.
Em Concertos de Natal organizados pelo INATEL: Famalicão da Serra (Guarda) 1998; Freixo (Almeida) -1999 e 2002; Vila Nova de Foz Coa 2000; Almeida 2001 e 2005; Vila Franca das Naves (Trancoso) 2003; Casa Bento Menni (Guarda) 2004 e Vilar Formoso 2006. Cantou a Missa Dominical na RTP 2 e RTPi em outubro de 1998 e participou num Intercâmbio Coral organizado pelo Coral Regia (Valladolid Espanha), tendo-se deslocado ao país vizinho em dezembro de 1997. Nestes 14 anos o Grupo Coral já organizou VII Encontros de Coros e foram 3 os seus Maestros que tiveram a seu cargo a direção artística do Grupo. De 1993 a 2000 foi seu Maestro o Dr. Vítor Manuel Peres Casanova; de 2000 a 2001 o Professor Joaquim Carvalho Martins e desde outubro de 2001 até à presente data o Dr. Paulo José Proença Serra.

Maestro Paulo José Proença Serra Nasceu em 1970 em Verdelhos, Concelho da Covilhã. Entre 1980 e 1993 frequentou os Seminários do Fundão e da Guarda onde aprendeu a formação musical básica, harmonia, análise musical, composição e canto gregoriano. Entre 1987 e 1993 foi organista da Sé da Guarda. Frequentou, de 1991 a 1994, o 1.º Curso Nacional de Música Sacra em Fátima onde estudou Direção Coral, Técnica e Literatura de Órgão, Harmonia e Composição, Música Litúrgica, História da Música e Improvisação com os Mestres Hubert Velten e Joseph Stoiber da Universidade alemã de Wurzburg e com os portugueses Azevedo de Oliveira, António Cartageno, Eugénio Amorim, Paulo Antunes, Paulo Alvim, António Mário e com a supervisão do Cónego Ferreira dos Santos. É professor de música no Seminário do Fundão desde 1996. Exerce ainda funções docentes na Vila do Teixoso Covilhã. É, desde 2004, membro da Comissão Diocesana de Música Sacra da Guarda. É um dos fundadores da recém-criada «Escola de Música Sacra da Diocese da Guarda», tendo a seu cargo a lecionação da cadeira de «Órgão». Assumiu a direção artística do Grupo Coral de Manteigas em 15 de outubro de 2001.


  • Morada: Rua das Carreiras 6260-123 Manteigas
  • Telemóvel: 964 765 845
  • Email: grupocoralmanteigas@gmail.com
  • Site: www.gcoralmanteigas.no.sapo.pt
  • Direção:

    Martiniano Martins Batista (Presidente)
    Orlanda Batista Massano Serra (Secretária)
    Teresa Pereira Tacanho (Tesoureira)
    António Nogueira Ramos Lopes (Vogal)
    José Luís Santos Costa (Vogal)

  • Concelho Fiscal:

    Serena da Glória Lopes da Cunha Martins (Presidente)
    Joaquim Morais Guedes (Vogal)
    Maria Rosa de Jesus Gomes Sousa Batista (Vogal)

  • Assembleia Geral:

    Joaquim Carvalho Martins (Presidente)
    Firmino Vicente Ramos Cleto (1.º Secretário)
    António José Ferreira Tacanho (2.º Secretário)

  • Número de Elementos: 42
  • Número de Sócios: 42