Concurso Público de Conceção da Praça Central da Vila de Manteigas e Rua 1.º de Maio

Apresentação dos resultados

Após a análise e apreciação do Júri do concurso, a deliberação da Câmara Municipal e o cumprimento de todas as formalidades legais, estão reunidas as condições para se dar a conhecer publicamente os resultados.

Foram apresentadas vinte e uma (21) propostas, tendo sido excluídas duas (2) por não cumprirem com requisitos e objetivos do concurso, sendo, portanto, avaliados e pontuados dezanove (19) trabalhos. Estes foram hierarquizados em função da pontuação obtida, ponderados os critérios de seleção de originalidade e inovação (20%), flexibilidade e polivalência (20%), integração harmoniosa (20%), capacidade de gerar centralidade (15%) e de viabilidade construtiva e financeira (25%).

A ordenação final e os prémios a atribuir, ficaram assim estabelecidos:

1.º Classificado: ATA Atelier (Porto) – 7.500€;

2.º Classificado: Filipe Pina, Diana Cruz e André Teixeira (Guarda) – 5.000€;

3.º Classificado: Marvart (Porto) – 2.500€.

Menção Honrosa: Pedro Brígida (Coimbra).

O concorrente classificado em primeiro lugar, além do referido prémio, irá ser contemplado com um contrato para o desenvolvimento do projeto de execução, no valor de 85.200€.

O Município de Manteigas irá promover, brevemente, uma sessão pública e a exposição dos trabalhos, de modo a que todos os interessados possam observar as propostas apresentadas e conhecerem o esboço do que será a futura Praça Central da Vila, bem como da Rua 1.º de Maio na sua proximidade.