Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Florestação de talude junto à Estrada Nacional N.º 232

Teve lugar no dia 21 de março, uma ação de sensibilização que visou comemorar o Dia Mundial da Árvore, com a participação de diversos elementos das entidades com responsabilidades concelhias na gestão florestal e ambiental, um grupo de crianças organizado pelo CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) e utentes da AFACIDASE (Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela).
A ação ficou marcada pela florestação de talude junto à Estrada Nacional N.º 232, na zona da Reta da Pedreira, onde os participantes tiveram a oportunidade de plantar mais de uma centena de árvores autóctones, entre as quais: azevinhos, castanheiros-da-índia, vidoeiros e tramazeiras.
Com esta florestação o Município de Manteigas pretende arborizar uma zona criada pelos aterros aquando da beneficiação da EN 232, às portas da Vila de Manteigas, contribuindo desta forma para a requalificação paisagística do espaço envolvente, numa perspetiva de preservação ambiental.
Depois da plantação e de uma breve explicação sobre a fauna e flora existente na região, foi altura de devolver à natureza uma águia-de-asa-redonda recuperada pelo CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) com sede em Gouveia.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Manteigas, que contou com a presença de uma centena de pessoas, e a colaboração dos Sapadores Florestais do Concelho, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da ASE – Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela, do CERVAS, da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Manteigas.