Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Efeméride reúne alunos e idosos

As Florestas constituem um valioso recurso natural renovável criador de múltiplos bens e serviços da maior importância para o ambiente, para a economia e para a qualidade da vida dos cidadãos.
É com este intuito que todos os anos se realizam, no dia 21 de março, as comemorações do dia mundial da árvore.
Este ano não foi exceção. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Manteigas contou com a participação de diversos elementos das entidades com responsabilidades concelhias na gestão florestal e ambiental, bem como os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Manteigas e os idosos utentes do cartão municipal do idoso.
Sendo uma iniciativa com o objetivo de educação ambiental, as comemorações iniciaram-se com uma caminhada até ao viveiro municipal – casa das plantas (antigas instalações da SOTAVE), onde se realizou uma demonstração da atividade do Viveiro e a sua importância num contexto de sustentabilidade.
De seguida, prosseguiu-se a caminhada até ao Jardim do Pego, onde as entidades convidadas: Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários de Manteigas, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Parque Natural da Serra da Estrela, GNR, SEPNA, CERVAS, Águas do Zêzere e Côa, realizaram varias atividades com o objetivo de sensibilizar os intervenientes para uma participação mais ativa no respeito pela floresta e dos meios necessários para a sua proteção. A ação ficou marcada também pela plantação de uma árvore no Jardim do Pego.
Depois da plantação foi altura de devolver à natureza uma águia-de-asa-redonda recuperada pelo CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), dando assim por terminado o dia de comemorações com uma caminhada de regresso ao ponto de partida.