Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

Identificação de cogumelos silvestres

No âmbito dos Projectos Eco-Escolas, foi comemorado no dia 21 de Novembro último, o Dia da Floresta Autóctone, destinado aos alunos das três instituições de Ensino do Concelho de Manteigas.
Esta acção teve como objectivo sensibilizar a população escolar para a importância dos recursos naturais autóctones, realçando aspectos relativos às árvores, arbustos e cogumelos silvestres existentes na região e os cuidados a ter na sua preservação e exploração.
Tendo como entidade promotora o Município de Manteigas, estiveram envolvidas na organização do Dia da Floresta Autóctone o Agrupamento de Escolas de Manteigas, o Colégio Nossa Senhora de Fátima, a Escola Profissional de Hotelaria, o Parque Natural da Serra da Estrela, a Associação Manteigas Solidária e a Autoridade Florestal Nacional na sua estrutura regional.
A actividade teve início a meio da manhã, na presença de 58 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos de idade, acompanhados por 10 adultos (professores e técnicos), e ainda de 18 idosos pertencentes ao Cartão Municipal do Idoso de Manteigas.
Durante a manhã foi realizado um percurso pedestre pelas Penhas Douradas, sensibilizando os participantes para a importância das várias espécies autóctones presentes e que são representativas da região.
Seguida com especial atenção foi a identificação de cogumelos silvestres, tendo sido explicados os cuidados a ter na sua recolha e consumo. No final do passeio pedestre, já com o apetite desperto pela natureza, houve lugar a uma refeição de boletus, confeccionada pela Escola de Hotelaria de Manteigas.
No final da actividade foi devolvida à natureza uma Águia-de-Asa-Redonda, recuperada pelo Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (ICNB), tendo sido explicadas as características da espécie. Uma aluna do Colégio Nossa Senhora de Fátima teve ainda oportunidade de «apadrinhar» a ave, à qual deu o nome de «Fátima».