Município de Manteigas celebra data em prol do ambiente
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Manteigas comemorou, no passado dia 23 de Novembro, o Dia da Floresta Autóctone. A actividade, inserida no projecto Eco-Escolas, foi promovida em conjunto com as instituições de ensino do Concelho e contou com a presença de alunos do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas, do Externato Nossa Senhora de Fátima e da Escola Profissional de Hotelaria, principais destinatários desta acção de sensibilização.
Esta actividade teve início com a plantação de algumas árvores autóctones, como a tramazeira, o vidoeiro e o azevinho, em diversos locais, tais como o Jardim da Entrada da Vila, a Praça Luís de Camões e o Ribeiro da Vila.
De seguida, foi realizada uma parte do percurso pedestre da Rota do Javali, inserida no projecto Manteigas – Trilhos Verdes (www.manteigastrilhosverdes.com).
De destacar que os grupos foram acompanhados por vários técnicos das entidades envolvidas, que partilharam conhecimentos acerca da identificação de várias espécies encontradas no percurso. Esta iniciativa teve como objectivo sensibilizar a população escolar para a importância dos recursos naturais autóctones, realçando aspectos relativos às árvores, arbustos e cogumelos silvestres existentes na região e os cuidados a ter na sua preservação.
A caminhada culminou na «Casa do Guarda-Florestal das Moitas», local onde se realizou um dos momentos mais esperados pelos alunos: a libertação de um açor.
Para o efeito, o Município de Manteigas convidou o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, para dar a oportunidade aos participantes de assistir à devolução à natureza desta ave selvagem e de a apadrinhar, neste caso, com o nome de «Moita».
Uma iniciativa do Município de Manteigas em parceria com os Sapadores Florestais do Concelho, a Autoridade Florestal Nacional, o Parque Natural da Serra da Estrela, a GNR-EPNASE e o CERVAS.