Cartão Municipal do Idoso – Viagem a São Miguel – Açores

O Município de Manteigas proporcionou a 40 idosos do Concelho a oportunidade de descobrir a Ilha de São Miguel, nos Açores: «’As Ilhas Encantadas’ onde vos retiver a beleza de um lugar, há um Deus que vos indica o caminho do espírito», Natália Correia.

Nos passados dias 04, 05, 06 e 07 de outubro, os idosos, acompanhados do Presidente da Câmara Municipal, percorreram a Ilha de lés-a-lés, retendo-se para apreciar paisagens deslumbrantes, experimentar sabores exóticos e admirar a arquitetura única das suas povoações.

Começaram por visitar a costa nordeste da ilha, nomeadamente, Ribeira Grande, a segunda maior cidade da Ilha, as plantações e fábrica de chá da Gorreana, o Parque Terra Nostra, com a sua vasta coleção botânica de todo o mundo e a Lagoa das Furnas, onde provaram o famoso cozido das Furnas, um dos pratos mais emblemático de São Miguel, cozinhado debaixo da terra sob o calor dos vulcões, cerca de 5 a 6 horas.

O dia seguinte foi dedicado a conhecer o centro histórico de Ponta Delgada, capital da Região Autónoma dos Açores, da parte da manhã, e a subir à Lagoa do Fogo, de tarde.

Finalmente, foi a vez de viajar pela costa Noroeste de São Miguel, até às Lagoas das Sete Cidades, de São Tiago e do Canário, com uma paragem no Miradouro do Pico do Carvão, para descobrir a beleza única da costa Norte, sempre com boa disposição e alegria.

Da gastronomia, os idosos levaram de recordação o sabor incomparável do ananás, a grande variedade de queijos e os muitos licores, sendo o mais surpreendente, o de «Arroz Doce», servido com canela.